DestaquesPolítica

CMCG entrega Título de Cidadania Campinense ao pastor Josimar Lima

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou nesta segunda (28), uma Sessão Solene para a entrega de Título de Cidadania Campinense ao Pastor Josimar Lima do Nascimento, uma propositura de autoria do vereador Alexandre Pereira (PSD).

A sessão solene foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada por Rubens Nascimento (Sem partido).

Participaram da homenagem: Agnaldo Marques, supervisor da Igreja Verbo da Vida, Márcio Franklin do Nascimento, filho do homenageado, José Lima do Nascimento e Antônio Junior do Nascimento, irmãos do homenageado; Maria de Socorro Gomes Quirino, cunhada do homenageado; o ex-vereador Bruno Faustino; Rafael Durant, da SEMAS, representando o prefeito Bruno Cunha Lima; André Ferreira,  integrante da Secretaria de Assistência Social e Tovar Correia Lima, deputado estadual; além dos vereadores, Alexandre Pereira (PSD), Luciano Breno (PP), Rubens Nascimento (Sem partido), Fabiana Gomes (PSD), Rostand PB (PP) e Valéria Aragão (PDT).

JUSTIFICATIVA

O autor da propositura, Alexandre Pereira (PSD), registrou que a homenagem representa a mais alta honraria da cidade de Campina Grande, e que o homenageado faz jus, através do trabalho que o Pastor realizou, prestando auxílio espiritual a centenas de milhares de pessoas.

O vereador relembrou de suas ações, nos anos 90, onde o pastor foi um dos fundadores da obra de evangelismo denominada ‘Cantinho da paz’, hoje denominado ‘Cantinho da Benção’. Evento evangélico que é realizado durante o Maior São João do Mundo na cidade. ‘Quantas vidas essa obra alcançou? Quantas vidas foram transformadas? ’ – Indagou. Além disso, mencionou que o pastor, também foi fundador da ‘Associação Campinense dos Amigos da Natureza’, projeto que somente em uma campanha chamada ‘Campina, te quero verde’, plantou em mais de cinco mil mudas de árvores na cidade.

Alexandre falou também sobre onde o pastor reside atualmente, em Campo Grande, onde é fundador da Igreja Verbo da Vida e do RHEMA Brasil. Em reconhecimento pelo trabalho realizado nessa localidade, ele também recebeu o título de cidadão. ‘Este é um justo reconhecimento de um homem homenageado nesta CASA, devido a quem tem um grande serviço prestado à sociedade’ – registrou. Por fim, expressou a gratidão em nome dessa CMCG e dos campinenses.

Agnaldo Marques, amigo do homenageado, também relembrou o “Cantinho da paz” fundado pelo pastor, e ressaltou que não só as pessoas eram retiradas das drogas e das bebidas da farra do Parque do Povo, mas para quem já era cristão, aquele era um momento de edificação. “Passei muitos momentos de experiência com Deus naquele lugar’’ – disse. Por fim, agradeceu ao pastor e por toda sua contribuição.

Antônio Junior do Nascimento, seu irmão caçula, que nasceu em Campina Grande, diferente do homenageado, mencionou sobre o momento ter o reconhecimento de um trabalho profícuo na sociedade. Ele relembrou a importância de João Calvino na sociedade, na vida cristã, social e política, impactando na formação do mundo moderno e nesse paralelo, ressaltou a importância de pessoas de confissão cristã na política, pois através disso se pode vislumbrar a modificação da sociedade, caminhando pelo trilho da moralidade, honestidade e verdade.

No entanto, embora o seu irmão não seja oriundo da política, ele destacou que dentro da sua índole e fé, juntamente com outros crentes, revolucionou a história da cidade de Campina Grande, com a efetivação do conhecido ‘Cantinho da paz’. “Era um lugar de muita música e pregação da palavra, onde muitas pessoas tiveram o encontro com Jesus e até hoje têm suas vidas pautadas na palavra ali ministrada” – relembrou.

O seu irmão ainda trouxe à memória, que no íntimo do lar, onde o pastor Josimar era chamado de ‘paz do senhor’ de forma pejorativa, foi a sua atuação mais importante. ‘Todos nos rendemos à palavra do evangelho’ – disse.  Por fim, citou o que segundo ele é o maior exemplo, o Senhor Jesus Cristo.

Luciano Breno (PP), registrou a manhã desta segunda (28) como um momento importante principalmente para aqueles que conhecem a palavra e parabenizou o vereador Alexandre Pereira pela propositura da cidadania campinense. O vereador contou uma história verídica, sobre um momento em que ele sentiu o chamado para retomar o evento do ‘Cantinho da benção’, fruto de uma semente plantada pelo pastor.

Ele ressaltou ainda a alegria de nesta manhã ter conhecido o autor que realizou uma das obras mais importantes da cidade. ‘Que Deus possa continuar abençoando o teu ministério e te dando sabedoria divina’ – finalizou.

Rubens Nascimento (Sem partido), também fez uma fala direcionada ao homenageado, ressaltando que o seu trabalho, não só na cidade de Campina Grande, segue abençoando a cidade. Disse também que o título é o reconhecimento das expressões das atividades ministeriais cristãs, além de referenciar de fato bons nomes, concedendo a honraria para uma pessoa que tem algo a acrescentar ou algo a promover na cidade, especialmente nas famílias campinenses.

André Durant (SEMAS), representando a Prefeitura Municipal de Campina Grande, mas também na condição de cristão e ativista pelo direito à liberdade religiosa, ressaltou e reconheceu o trabalho relevante realizado pelo pastor, alcançando vidas e transformando histórias como a dele. Como ex-usuário de drogas, hoje se encontra na CASA, podendo também trazer este reconhecimento e está reflexão em relação ao Pastor Josimar. Mencionou também a importância do ‘Cantinho da Paz’, ressaltou a importância de se ter um trabalho reconhecido pela sociedade e pelo estado, destacando que é exatamente porque o que está sendo feito, alcança pessoas e transforma vidas. “Mais do que um evento religioso é muitas vezes um encontro direto com o salvador Jesus Cristo” – registrou.

Relembrou ainda que Campina Grande está na vanguarda, no que diz respeito à promoção de eventos religiosos relevantes para todo o Brasil, ele fez um destaque ao Carnaval da Paz. Por fim, ele ressaltou que está previsto na nossa própria Constituição Federal, a importância do segmento religioso e da liberdade religiosa para o bem comum e para o interesse público, destacando mais uma vez a atuação de ministérios como do Pastor Josimar.

“Parabenizo a todos os parlamentares desta CASA e que continuem assim, reconhecendo aqueles que trazem verdadeiras contribuições para o povo de Campina Grande. E que Deus abençoe sua família, seu ministério e abençoe também os nossos parlamentares” – finalizou.

Tovar Correia Lima, deputado estadual, também falou da importância de trabalhos realizados pelo terceiro setor, e ressaltou que quanto vereador sempre foi criterioso na entrega da honrosa homenagem de título de cidadão campinense. Diante de tudo o que foi dito, ele indagou “imagina quantas pessoas foram tocadas no seu coração no cantinho da benção?

Ele também mencionou que acredita que os três pilares para conseguir colocar na criação dos filhos um futuro de cidadão são: a família, a religião e a educação – escolar e doméstica. “Em um mundo bombardeado de informações e até de culturas inóspitas, se as nossas famílias têm um trabalho como a que o pastor tem e teve, se a sociedade tem esse trabalho religioso, há um trabalho nas famílias’’ – ressaltou.

Por fim, disse que a sua participação é por justiça, pois embora tenha pouco conhecimento da pessoa, é conhecedor das grandes obras realizadas.

O novo cidadão campinense, pastor Josimar Lima do Nascimento, falou da sua trajetória na cidade de Campina Grande. Ele que foi formado na Universidade Federal da Paraíba, casou com a sua esposa (in memoriam) na cidade de Campina Grande e teve três filhos, relembrou a organização campinense dos amigos da natureza e todo o seu trabalho ambiental, no movimento ecológico e de preservação da natureza da cidade, agradecendo a EMBRAPA, a Universidade Federal de Campina Grande e a Prefeitura, por todo o apoio que foi dado durante a distribuição e plantação de 5 mil árvores na cidade.

Em 1985 disse que deixou de plantar uma semente natural e passou a plantar uma semente divina, onde foi presidente da denominação de jovens na Igreja Congregacional e em seguida fundou o Cantinho da Paz. Atualmente, o pastor também informou que abriu sete igrejas em Campo Grande, mas que nesse momento se sente extremamente honrado, pois na cidade que mais trabalhou, hoje recebe o reconhecimento. “Só tenho a agradecer a Deus, aos familiares, a Alexandre e ao vereador que assumiu o cantinho da benção. Continue sendo uma benção lá” – ressaltou.

Por fim, ele relembrou uma história marcante que ocorreu no ‘Cantinho da Paz’, atualmente ‘Cantinho da Benção’, onde foi até o local, um homem armado, com o intuito de tirar a vida dos organizadores. Ele disse que diante do hino de louvor que tocava no momento, o rapaz se arrependeu do ato que cometeria, dispensou a sua arma no canal próximo ao local, e ele se converteu. ‘Hoje estou aqui recebendo esta homenagem. E que Deus continue abençoando vocês, e que Campina Grande seja sempre grande’ – finalizou emocionado.

O vereador Rostand Paraíba (PP) e a vereadora Fabiana Gomes (PSD) também fizeram suas considerações.

Rostand disse não conhecer o pastor, mas ressaltou a bela história do homenageado. ‘Parabéns, que Deus continue te dando mais experiência ainda’ – frisou.

A vereadora Fabiana, disse que participou na sua adolescência do ‘Cantinho da Paz’, e que para os adolescentes, era o retiro do São João. A vereadora ainda relembrou que eles iam para o Parque do Povo para evangelizar a população.

Encerrando a sessão, o presidente vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos) enalteceu que o Cantinho da Paz, já é reconhecido pela CASA como utilidade pública, pelos bons serviços que prestam à comunidade, a qual foi relatado na presente sessão. Parabenizou também o homenageado, desejando que Deus continue provendo esse dom da evangelização, ajudando a salvar vidas.

Marinaldo convidou os vereadores presentes para a sessão ordinária desta terça-feira (29), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo