DestaquesPolítica

CMCG pode realizar Audiência Pública para discutir o uso múltiplo da água em Campina Grande

 

Os temas referentes às questões do meio ambiente ganham destaque em fóruns mundiais, afirma o vereador Napoleão Maracajá (PT). Ele ressalta a urgência em lidar com a escassez de água potável, uma realidade global. Com a diminuição das reservas do manancial que nos abastece, o Açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, e as denúncias do vereador Alexandre Pereira (União) sobre a falta de água e problemas estruturais em caixas d’água no bairro das Malvinas, surge a possibilidade de uma Audiência Pública, mais do que necessária.

A casa de Félix Araújo está prestes a promover uma audiência pública, aproveitando o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. O requerimento de autoria do vereador Napoleão Maracajá (PT) foi aprovado. O objetivo é cobrar das autoridades responsáveis pelo abastecimento de água em Campina Grande uma avaliação da situação atual e mostrar para a sociedade a necessidade da importância de um rigoroso racionamento de água . Vale destacar que o município depende do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que recebe água do Rio São Francisco e também tem recebido águas pluviais nos últimos meses.

Portanto, a Audiência Pública visa debater questões relacionadas ao uso múltiplo da água, um tema de extrema relevância para toda a comunidade.

Alexandre Pereira (União), falou ainda que Campina Grande vive um apagão, no que diz respeito ao abastecimento de água. E pediu a bancada de oposição ajuda

Pediu à bancada da Oposição, uma mobilização para que a Cagepa solucione o problema da caixa de água das Malvinas que está à deriva, e que o esqueleto das vigas possa cair a qualquer momento.

TRIBUNA 

Janduy Ferreira (PSDB) mais uma vez tratou de assuntos de interesse da comunidade. Disse que a vereadora Jô Oliveira tratou sobre a Policlínica das Malvinas. Tem policlínicas na Liberdade, Monte Santo e Catolé. O vereador informou que a construção da Policlínica das Malvinas está incluída no PAC. Neste dia  23 de março, a Malvinas completa 41 anos.

Ele continua pedindo uma unidade da Casa da Cidadania já que a necessidade é muito grande, e muito mais necessidade no Álvaro Gaudêncio, que os esgotos sejam retirados dos quintais das casas. O bairro conta com três grandes supermercados e um  mercado para atender a população das Malvinas.

APROVAÇÃO DE CONTAS 

Na manhã desta terça-feira (12), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba aprovou a prestação de contas do ex-presidente da Empresa de Urbanização da Borborema (Urbema), Márcio Melo, referente ao exercício de 2022.

Na Urbema, ele modernizou e reestruturou a empresa dando uma nova dinâmica ao órgão que até então estava obsoleto. Com a aprovação, por unanimidade e sem ressalvas, o agora vereador Márcio Melo coroa com êxito sua passagem pela pasta.

Márcio deixou a presidência da Urbema em meados de novembro de 2023, para assumir a titularidade do mandato de vereador.

A Urbema é uma empresa de destaque no ramo de obras de urbanização – ruas, praças e calçadas.

Márcio Melo (PSD) na Tribuna falou da sua alegria de ter cumprido o seu dever a frente da Urbema pela aprovação das suas contas no TCE por unanimidade. Ele ainda registrou o trabalho de toda a equipe na empresa. Disse que resgatou a Urbema deixando a empresa habilitada a receber emendas estaduais e federais. “Cumprimos a nossa missão, a empresa agora está ajudando a cidade e agora faço a minha prestação de contas do trabalho desenvolvido na Urbema. A empresa estava sendo punida por um simples erro do passado, em Brasília conseguimos destravar o processo”.

O vereador informou que conseguiu uma Emenda no valor de 300 mil reais do Sargento de Neto e 200 mil de Tovar. Foi feito o levantamento topográfico no distrito de Galante na zona urbana e rural, que 12 ruas serão beneficiadas com pavimentação.

Disse ainda que em Brasília conseguiu SEIS milhões para a Urbema, e como vereador vai fiscalizar a utilização dos recursos.

Eva Gouveia (PSD) parabenizou o vereador Márcio pelo trabalho desenvolvido à frente da Urbema.

Alexandre Pereira (UNIÃO) parabenizou Márcio pelas contas aprovadas, e pelo trabalho realizado, colocando a Urbema na vanguarda das Secretaria. Reconheceu ainda a organização financeira da empresa. Ele também parabenizou o vereador Aldo Cabral por mais um aniversário.

Janduy Ferreira (PSDB) parabenizou Márcio pela aprovação das contas e pelo trabalho desenvolvido à frente da Urbema. Também desejou muita paz e saúde ao vereador Aldo Cabral pelo aniversário.

Fabiana Gomes (PSD) desejou ao aniversariante do dia, Aldo Cabral, paz, saúde, e as bênçãos de Deus na sua vida. Também parabenizou Márcio Melo pelas das contas aprovadas por unanimidade.

MINUTO DE SILÊNCIO

O vereador Alexandre Pereira pediu um minuto de silêncio em memória póstuma, pelo falecimento de José Eraldo Pereira de Sousa, que mora em Caturité e que é concunhado do presidente da CASA, Marinaldo Cardoso.

Alexandre Pereira (UNIÃO) na Tribuna parabenizou a Mesa Diretora da CASA pela instalação das placas de energia solar na Câmara, o que vai representar uma redução do consumo de energia elétrica. Informou ainda que o presidente Marinaldo Cardoso vai adquirir equipamentos modernos de transmissão.

ESCOLAS – disse que as escolas estaduais estão se tornando fornos a céu fechado, já que o calor está insuportável, e que viu um vídeo de uma estudante pedindo socorro para Itaporanga. Os alunos estão sofrendo. Fez um apelo à segunda região de Educação, uma solução ou um paliativo para o problema.

Informou ainda que uma escola estadual na Catingueira está caindo e nada tem sido feito. Lamentou a educação no Estado que não reprova.

Olímpio Oliveira (UNIÃO) fez o registro da visita de José Cavalcante Júnior, filho de seu Pedrosa, que durante muitos anos manteve a Livraria Pedrosa, localizada no centro de Campina Grande.

Nesta quarta-feira (13) a 15ª sessão ordinária da 4ª sessão legislativa foi presidida por Alexandre Pereira (UNIÃO) e secretariada por Janduy Ferreira (PSDB).

Por falta de quórum para aprovação de requerimentos e projetos, o vereador Alexandre Pereira encerrou os trabalhos, convidando os parlamentares para a sessão ordinária desta quinta-feira (14), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo