Coisas que você precisa saber sobre umidificador de ar

No dia 20 de março, demos as boas-vindas à estação que traz mais ventos e torna os dias mais frescos, mas que, por outro lado, apresenta uma menor umidade relativa do ar.  No outono, a procura pelos umidificadores de ar aumenta, uma vez que as pessoas querem evitar as famosas irritações do trato respiratório provocadas, sobretudo, com a proliferação de agentes alérgenos, vírus e bactérias no ar mais seco.

Adriano Heleno Ribeiro, farmacêutico da rede de farmácias Extrafarma, alerta para o uso desses aparelhos: “o uso dos umidificadores exige cuidados da mesma forma que os aparelhos de ar condicionado e os aquecedores. Para evitar a alta umidade e a aparição de fungos nocivos à saúde, como o mofo e o bolor, é importante não exagerar e, por exemplo, não dormir com o umidificador ligado durante a noite toda. O ideal é deixar o equipamento ligado de duas a três horas antes de dormir, no máximo”.

Abaixo, confira os seis principais cuidados para ter os umidificadores como bons aliados durante os dias mais secos do outono.

Qualidade da água

Como os umidificadores não realizam a fervura da água, o ideal é optar sempre pela água filtrada, para evitar que esses aparelhos espalhem bactérias pelo ar.

Troca da água

Recomenda-se trocar a água do reservatório todos os dias e limpá-lo semanalmente, para evitar o acúmulo de sujeiras que podem reduzir a vida útil do aparelho e prejudicar a qualidade do ar no ambiente.

Limpeza para evitar a proliferação de germes e bactérias

Os umidificadores de ar funcionam por meio de um disco de rotação, que lança a água em um difusor. Quando a água passa pelo difusor, em formato de pente, se transforma em minúsculas gotas que são lançadas ao ar em formato de névoa fria. A limpeza do aparelho deve ser meticulosa, para evitar a proliferação de germes e bactérias.

Controle da umidade recomendável no ambiente

Os umidificadores que possuem higrômetro acoplado são considerados melhores, uma vez que esse mecanismo permite o auto ajuste do aparelho, fazendo com que ele seja desligado quando a umidade recomendável (60%) é atingida no ambiente. Porém, se o modelo do umidificador que possui em casa não conta com essa tecnologia, mantenha-o ligado por durante apenas duas ou três horas para evitar a alta umidade e, ao dormir, mantenha uma porta aberta do ambiente para o escape do excesso.

Tamanho do espaço

Os umidificadores podem não ter utilidade quando sua capacidade é mal dimensionada e acionados em espaços com mais de 40 m².

Posicionamento

Para evitar umidade excessiva em paredes e móveis e a aparição de fungos nocivos à saúde, como o mofo e o bolor, posicione o umidificador longe de móveis e eletrodomésticos. Além disso, não deixe a saída de umidade apontar diretamente para uma parede.

Ao final do uso, antes de guardar o aparelho, esvazie o reservatório de água e retire toda a umidade utilizando um pano macio e seco. 

Sobre a Extrafarma

Fundada há 58 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 400 lojas e mais de 7 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 8 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte do Ultra, companhia multinegócios da qual fazem parte também Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno.

Mais informações:

Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Extrafarma

(11) 5053-5110 / imprensaextrafarma@nectarc.com.br

Isabela Nader – (11) 5053-5127 / isabela.nader@nectarc.com.br

Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br

Fábio Santos – (11) 5053-5121 / fabio.santos@nectarc.com.br

 
Comments are closed.