Releases

Com economia em marcha lenta, empresas promovem “dança das cadeiras” de funcionários

70% das vagas criadas neste ano foram de substituições de profissionais

A pressão por bons resultados e redução de custos está promovendo uma verdadeira “dança das cadeiras” nas empresas. De acordo com levantamento realizado pela Page Personnel, uma das maiores empresas globais de recrutamento especializado de profissionais técnicos e de suporte à gestão, parte do PageGroup, três em cada quatro processos seletivos conduzidos pelas consultoria são de vagas para substituição de funcionários.

“As empresas estão procurando profissionais mais capacitados e que possam dar mais agilidade à sua operação. Como a economia mostra sinais de desaquecimento, as corporações precisam de respostas mais eficientes e isso tem impactado numa frequente troca de funcionários”, explica Ricardo Haag, gerente executivo da Pager Personnel.

O consultor conta ainda que essa troca tem sido mais intensa em setores mais sensíveis, como vendas e marketing, representando metade das substituições no ano. “As equipes de vendas são as primeiras a sentirem esse efeito. Se as vendas caem, a substituição é iminente”, conta. “Os analistas de marketing também costumam passar por esse tipo de situação”, completa.

A outra metade das trocas corporativas foi verificada nos setores de Finanças, RH e TI. “São segmentos extremamente estratégicos para uma companhia, independente do setor onde ela atua. Essas áreas precisam dar um suporte intenso à operação e isso também requer profissionais mais preparados”, diz Haag.

Novas vagas em Engenharia, Logística, Finanças e Vendas

A Page Personnel também identificou quais foram os setores que mais ofereceram novas vagas neste ano. De acordo com os dados internos da consultoria, os segmentos de Engenharia, Logística, Finanças, Marketing e Vendas foram os responsáveis pela maior quantidade de posições criadas até abril.

“O mercado está movimentado, apesar da grande oferta de vagas para substituição. Mesmo assim, ainda há oferta de novas vagas. Em Finanças, por exemplo, temos visto procura intensa por analistas de custos e profissionais da área fiscal”, finaliza Haag.

Sobre a Page Personnel:

A Page Personnel faz parte do PageGroup, consultoria global de recrutamento especializado. É responsável pelo recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão. Possui três escritórios no Brasil com as unidades de negócio Page Personnel (Vagas Efetivas), Page PCD (Pessoas com Deficiência), Page Talent (Estágios e Trainees) e Page Interim (Temporários e Terceiros).



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo