DestaquesPolítica

Com mensagem otimista do Prefeito para 2022 vereadores retornam atividades em plenário

O prefeito Bruno Cunha Lima participou, na manhã desta terça-feira (1), da 1ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e realizada em formato híbrido, com a participação de 20 vereadores.

O presidente Marinaldo Cardoso deu as boas-vindas aos vereadores presentes e aos que acompanharam a sessão de forma remota.

As atividades da primeira sessão de 2022 da Câmara Municipal de Campina Grande foram iniciadas com a leitura do expediente pelo secretário Saulo Noronha (SD).

O Pequeno Expediente contou com a participação dos vereadores Luciano Breno (PP); Anderson Almeida (PODE); Alexandre Pereira (PSD), Janduy Ferreira (PSD) e Rubens Nascimento (DEM).

No Grande Expediente usaram a Tribuna da CASA, Waldeny Santana (DEM); Sargento Neto (PSD) e Marinaldo Cardoso (Republicanos).

Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para fazer uma prestação de contas do trabalho durante o ano de 2021. Falaram ainda do trabalho realizado no período do recesso de fim de ano, como visitas às Secretarias e acompanhamento dos pleitos solicitados.

O presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos), espera que as atividades legislativas deste ano sejam superiores à de 2021, em ações de plenários e proposituras. “Mesmo sendo um ano político os vereadores garantem que vão se empenhar nos serviços em busca de uma melhor qualidade de vida e prevenção ao cidadão campinense, buscando assim o desenvolvimento para Campina continuar Grande”, disse.

MENSAGEM DO PREFEITO

Este é o segundo ano consecutivo que o prefeito Bruno Cunha Lima participa da abertura dos trabalhos na CMCG, e sua mensagem inicial é de “agradecimento aos vereadores e a toda a sociedade, pelo apoio que nós tivemos para as medidas importantes de 2021, medidas que ajudaram a combater a pandemia, medidas que ajudaram a diminuir os efeitos e os impactos econômicos, medidas que ajudaram a diminuir a distância, sobretudo para os mais pobres, em aspectos fundamentais, como a atenção básica à saúde e o transporte público”.

Disse que, “ontem tivemos a oportunidade de anunciar uma redução no valor da tarifa de transporte público, fruto destas medidas aprovadas em 2021. Tudo isso foi possível graças à contribuição da Câmara Municipal, naquilo que pode fazer, na aprovação das medidas enviadas à Câmara”.

Na segunda parte da mensagem, o prefeito Bruno convocou mais uma vez o apoio dos vereadores, numa parceria que tem gerado muitos resultados para o bem da coletividade, a exemplo da recente aprovação de projetos no setor de transportes públicos, além da própria redução do preço das passagens de ônibus urbanos.

No que diz respeito à saúde, destacou o potencial do Saúde de Verdade, reafirmando que tecnologia, investimentos em estrutura física e na capacidade de atendimento à população serão conquistas que esperam contar com o apoio da cidade. Mais de 60 mil pessoas já estão cadastradas no programa.

O prefeito destacou que, alterações na política em curso de valorização dos servidores se somará com investimentos pesados na infraestrutura das escolas e na construção de novas unidades, além da adoção de medidas que valorizam o ensino público municipal.

Quanto às metas para 2022, na Tribuna da Câmara, o prefeito Bruno Cunha Lima pontuou que uma delas é a reabertura dos restaurantes populares. O objetivo: oferecer segurança alimentar aos mais carentes e gerar oportunidades de trabalho e de geração de renda para os agricultores locais. Segundo ele, caberá à Prefeitura estimular cooperativas de agricultura familiar, comprando no mercado local toda a produção destinada aos futuros restaurantes.

Outra grande meta será o Programa Municipal de Microcrédito. Segundo o prefeito, este contará, inicialmente, com seis linhas de financiamentos, os quais serão associados especialmente aos campos do associativo e do cooperativismo. A meta é fazer da cidade um ambiente empreendedor, possibilitando novas oportunidades para quem almeja dispor do seu próprio negócio.

Ressaltando sempre a importante parceria com o Poder Legislativo para a concretização dos futuros projetos, Bruno salientou a busca de alternativas para a atração de novos investimentos em Campina Grande. Ele também reafirmou o seu compromisso de sequenciar obras de infraestrutura, como o Canal de Bodocongó, abertura da avenida Tavares, expansão da Floriano Peixoto, pavimentação da Av, Plínio Lemos e muitas outras ações.

O prefeito avaliou que, 2021 foi um ano desafiador por conta da pandemia do novo coronavírus, mas a cidade, graças à parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo, conseguiu superar inúmeras dificuldades e, assim, conquistou avanços em todos os setores administrativos.

Ele lembrou o fato de o sistema de saúde local não ter colapsado em decorrência da pandemia, tendo a população recebido o máximo de assistência no Hospital Pedro I, nas UPAs e hospitais conveniados.

Ressaltou, ainda, que apesar das dificuldades impostas pela pandemia, Campina Grande obteve êxito em vários campos, a exemplo da geração de 7.490 empregos e a execução de obras de infraestrutura.

Bruno lembrou a pavimentação de 150 ruas, além da construção de praças e outros equipamentos comunitários, tanto na zona urbana, como também na zona rural, cuja população foi beneficiada com ações no campo de segurança hídrica.

Destacou, ainda, no setor de saúde, o lançamento do Programa Saúde de Verdade. Na área educacional, apontou, entre outros feitos, a implantação do 14º. salário, beneficiando servidores efetivos, os prestadores de serviços da Secretaria Municipal de Educação estão sendo beneficiados com o pagamento no período de recesso escolar.

A presença do prefeito na Câmara Municipal de Campina Grande foi acompanhada por vários auxiliares, a exemplo dos secretários Félix Neto (Planejamento), Gustavo Braga (Finanças), Giseli Sampaio (Cultura), João Dantas (Executivo da Cultura), Dinho (Sejel), Renato Gadelha (Agricultura), Gilbran Asfora (Gabinete), Gilney Porto (Saúde), Ricardo Wagner (Controlador Geral), Carlos Dunga (STTP) e Aécio Melo (Procuradoria).

Ao final do seu pronunciamento, Bruno demonstrou total otimismo quanto aos rumos administrativos em Campina Grande neste ano de 2022. O seu otimismo tem como base, entre outros fatores, o fato da cidade ter reconquistado a credibilidade para a captação de recursos nacionais e até internacionais, os quais serão aplicados na concretização de ações esperadas há bastante tempo pela população.

Na quarta-feira (2), a segunda sessão ordinária do Poder Legislativo, será dedicada à formação dos vereadores nas Comissões Permanentes, em número de 13 comissões. Após a decisão e votação de cada membro das comissões.

O legislativo campinense tem 23 vereadores que representam de forma plural os interesses da população de Campina Grande. A CASA neste primeiro biênio tem como presidente o vereador Marinaldo Cardoso (REPUBLICANOS). A mesa diretora, ainda está composta pelo vereador Saulo Germano (PSC) Segundo-Vice-Presidente, Valéria Aragão (PTB) Terceira Vice-Presidente, Saulo Noronha (SDD) Primeiro Secretário, Jô Oliveira (PCdoB) Segunda Secretária e do vereador Waldeny Santana (DEM) Terceiro Secretário.

O presidente da Câmara encerrou a primeira sessão ordinária de 2022, convidando os vereadores para a sessão desta quarta-feira (2), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br (Rádio e Tv CâmaraCG) ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo