Cotidiano

Prefeitura promove ação comemorativa ao Dia das Mães, no Complexo Aluízio Campos

 

Na manhã desta terça-feira (7) a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), deu início às atividades do mês das Mães, através do “Colo Pra Mãe Itinerante”. Nesse primeiro dia, a ação foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), no Complexo Aluízio Campos. A ideia é levar o serviço para vários bairros, ao longo do mês, para facilitar o atendimento às mães atípicas.

“Sabemos o quanto esse momento é importante, porque facilita a vida das mães que moram distante do nosso Centro, principalmente, as famílias atípicas. Isso mostra o nosso compromisso, enquanto Prefeitura, Secretaria de Assistência Social e enquanto Centro Dia, em cuidar das pessoas; em mostrar pra elas que a gente têm o serviço e vamos até elas. Além de dar um pouco mais de esperança e cuidado a quem precisa”, comentou Edna Silva, da Coordenação PCD.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a comunidade de famílias atípicas, em facilitar o cadastro das mães que ainda não são atendidas pelos serviços da Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), além de melhorar o serviço para as 133 mães que já são cadastradas e atendidas pela SEMAS, por meio da Coordenação.

Letícia da Costa (38) foi uma das 51 mães atendidas na ação desta terça-feira. A dona de casa é mãe de Ana Sofia (08) e de outras três crianças, e falou sobre a importância da assistência ofertada pelo Centro Dia para a sua saúde física e mental, e para o desenvolvimento da filha autista:

“A gente tem o acolhimento com toda equipe. O pessoal lá sempre ajuda quando a gente precisa de algum apoio, e ter eles aqui é um privilégio pra gente. É muito bom para que as pessoas conheçam, saibam que têm esse direito, porque muitas mães não sabem. Às vezes o psicológico da mãe está abalado também, então eu acho muito importante. O acompanhamento da psicóloga é muito importante, porque a gente passa por todo um processo, então esse acolhimento ajuda demais”, comentou a mãe.

A ação, promovida das 9h às 16h, com 51 atendimentos neste primeiro dia, também realizou o cadastro de famílias que ainda não eram atendidas pelo “Colo Pra Mãe”. ”É o caso de Maria Madalena Silva (44), mãe de três filhos e avó de Lucas Emanuel:

“Eles explicaram como funciona, eu vim fazer o cadastro para o acolhimento do ‘Colo Pra Mãe’, e aproveitei para conversar sobre outras coisas. Pra gente ir em busca desse atendimento em outro lugar é mais difícil, e nem todo mundo tem dinheiro para gastar com passagem, então que bom que eles vieram pra cá, porque fica mais pertinho e facilita muito pra gente”.

Outras localidades

As ações do “Colo Pra Mãe Itinerante” devem continuar até o dia 20 de maio, em diferentes Centros de Referência da Assistência Social (CRAS): Mutirão (13/5) e Galante (14/5), além dos distritos de Catolé de Boa Vista (15/5), São José da Mata (16/5), além do Portal Sudoeste (17/5)e Ligeiro (20/5).

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo