Cotidiano

Começa nesta quarta-feira programação presencial da IV Semana do Patrimônio Histórico de Campina Grande

A programação da IV Semana do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande entra em sua terceira etapa, sendo esta presencial. A partir desta quarta-feira, 18, uma exposição itinerante e outras três fotográficas estarão abertas ao público para apreciação. As exposições são gratuitas, mas acontecem em horários e locais diferentes. Todos os locais onde ocorrerão as exposições obedecerão ao limite de capacidade e as medidas de prevenção contra a disseminação da covid-19.

No Centro Cultural Lourdes Ramalho, na Galeria de Arte da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e na Galeria Irene Medeiros, as exposições acontecem de hoje até a próxima sexta-feira, 20, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Já no Espaço Cultural da Feira Central (Mercado Público), a exposição “Olhares sobre a Feira”, produzida pelo Comitê para as ações de Salvaguarda da Feira Central – uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Prefeitura de Campina Grande, acontece de hoje até sábado, 21, das 7h às 17h.

A IV Semana do Patrimônio foi iniciada no último domingo, 15, com uma programação cultural exibida através do programa Campina na Escola, no canal 3.2. Nesta segunda e terça-feira (dias 16 e 17) foram realizadas palestras e mesas dialógicas com gestores e especialistas para discutir “Políticas públicas de preservação dos bens culturais de Campina Grande”, tema proposto para o evento.

A coordenadora de Educação Patrimonial da Secretaria de Educação (Seduc), Giovanna Aquino, avaliou como positiva esta edição do evento. “Tivemos palestras excelentes e que trouxeram responsabilidade e compromisso com a Educação Patrimonial, além de vivências de chão de Escola, compartilhadas de forma exitosa. Fechamos este momento, no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, com uma mesa riquíssima formada por importantes entidades como Iphan, Iphaep, Procuradoria Municipal e Seplan”, ressaltou.

A Semana do Patrimônio de Campina Grande é uma iniciativa da Coordenação de Educação Patrimonial (Coep), da Secretaria da Educação (Seduc) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Lei Aldir Blanc, Procuradoria Municipal, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Blog Retalhos de Campina Grande, IPHAN-PB, IPHAEP, GRUPAL/UFCG, UEPB, TV Paraíba e @Cordel Personalizado.

Programação de exposições:
Período: 18 até 20 de agosto
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h
Grupo de pesquisa Arquitetura e Lugar (GRUPAL) UFCG
Coordenação: Profa. Doutora Alcília Afonso

  1. Exposição “Patrimônio Industrial de Campina Grande”
    Local: Centro Cultural Lourdes Ramalho
  2. Exposição fotográfica “Campina Grande de um Tempo”
    Autoria mista
    Local: Galeria de Arte da Secretaria Municipal de Cultura, acervo do Museu de História e Tecnologia do Algodão (Museu do Algodão)
  3. Exposição Arquitetura Histórica Fotografia Patrimônio Art déco Preservação
    Curador: Jorge Barbosa
    Tema: “Déco em movimento”
    Apoio: Lei Aldir Blanc e Secretaria Municipal de Cultura
    Local: Galeria Irene Medeiros/ Teatro Municipal Severino Cabral

Período: 18 a 21 de agosto
Horário: 7h às 17h
Local: Espaço Cultural da Feira Central (pátio do mercado público municipal)

  1. Exposição Fotográfica Itinerante: “Olhares sobre a Feira” (Comitê para as ações de Salvaguarda da Feira central- IPHAN/PMCG)
    Local: Espaço Cultural da Feira Central (pátio do Mercado Público Municipal).

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo