DestaquesSaúde

Covid-19: Crianças de 3 e 4 anos que receberam uma dose da Coronavac podem completar esquema vacinal com a Pfizer Baby

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande iniciou o cumprimento da nota técnica informativa 07/2023, da Secretaria de Estado da Saúde, que dispõe sobre a recomendação de uma dose de reforço para crianças de 3 e 4 anos de idade, que receberam a vacina CoronaVac no esquema primário (primeira e segunda dose). A nota também orienta à aplicação da vacina Pfizer Baby em crianças de 3 e 4 anos de idade, que estejam com seu com esquema vacinal primário em atraso, devido à falta de CoronaVac.

Ou seja, as crianças que receberam apenas uma dose da vacina contra a covid-19 com o imunizante CoronaVac, durante a indisponibilidade do mesmo, devem receber uma segunda dose com o imunizante Pfizer Baby. E as crianças de 3 e 4 anos, que já receberam duas doses de CoronaVac há no mínimo 04 meses, deverão receber uma dose de reforço com o imunobiológico Pfizer Baby.

“A intercambialidade de vacinas é recomendada em alguns casos, pois garante a proteção. Além disso, a medida permite que, mesmo em caso de indisponibilidade do imunizante CoronaVac, as crianças permaneçam sendo imunizadas”, disse a coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna.

A dose de reforço também passou a ser ofertada para todas as crianças de 5 aos 11 anos de idade que concluíram seu esquema vacinal primário há no mínimo quatro anos. Para estas, a dose de reforço (terceira dose) é aplicada com o imunizante Pfizer Pediátrica.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo