CotidianoDestaques

Crianças e adolescentes atendidos pela Prefeitura participam de ação na sede do Corpo de Bombeiros

 

A Prefeitura de Campina Grande, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, promoveu uma visita de crianças e adolescentes autistas ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar do Município, localizado no bairro São José. A ação, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15, faz parte das atividades do Abril Azul, organizado pela Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas).

Na oportunidade, o público infantojuvenil, acompanhado pelos seus pais ou responsáveis, conheceu as instalações do Batalhão. A apresentação foi realizada por uma equipe do local. No total, 30 crianças e adolescentes participaram da atividade. Elas aprenderam sobre o manuseio de alguns equipamentos e outras ações do cotidiano dos profissionais, com explicações teórica e prática.

“Eu me diverti bastante. O que mais gostei foi de conhecer os cachorros daqui e de aprender a usar a mangueira do caminhão. Foi muito legal”, disse Elliot Azael, de sete anos de idade. Ana Clara Ferreira, de apenas 4 anos de idade, também gostou do passeio. “Eu fiquei feliz porque foi tudo divertido, todos os meus amigos também gostaram muito”, contou a menina.

Wedna Oliveira, de 25 anos, é acompanhada pelo Programa Colo pra Mãe e foi ao local com um dos filhos. “O público autista precisa de mais inclusão na sociedade. Então, essa ação é muito importante para essas crianças e adolescentes. Achei tudo muito interessante para eles e para nós, enquanto pais. Foi um aprendizado grande e a equipe do Batalhão foi muito acolhedora também”, ressaltou.

De acordo com Edna Silva, coordenadora PcD, a ação é realizada com o objetivo de ampliar horizontes. “Nosso maior objetivo é mostrar outras realidades para eles, ao passo que todos têm a capacidade de aprender e desenvolver o que quiserem. Assim, fomentamos sonhos e perspectivas de futuro. Foi uma manhã muito rica e inclusiva. Trouxemos autistas desde o nível 1 ao 3, que é um grau mais severo. Todos eles conseguiram realizar a parte prática e ficaram animados,” disse a coordenadora.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo