DestaquesPolítica

Dia do Motociclista é comemorado com sessão especial na CMCG

 

O dia do Motociclista transcorrido em 27 de julho foi comemorado com uma sessão especial na Câmara Municipal de Campina, uma propositura de autoria do presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos).

Presentes na mesa

Marinaldo Cardoso (Republicanos); Carol Gomes (UNIÃO); Sargento Neto (PL) – Deputado Estadual; Jerônimo Cavalcante – Presidente da Associação Paraibana de Esportes Radicais ; Alexsandro de Oliveira Rocha – ‘’Doido é doido’’ – Motociclista; Abílio José – TV Nordestina e Motociclista (integrante do motoclube Falcões da Serra).

DATA COMEMORATIVA

A data surgiu a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas de estipular um dia comemorativo oficial para os motociclistas. Em 27 de Julho de 1974, morria o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves – proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, São Paulo – o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de julho, em homenagem ao ex-mecânico. A ABRAM acabou por escolher esta data, entre todas as outras, como a oficial da Associação.

JUSTIFICATIVA DA PROPOSITURA

Marinaldo Cardoso (Republicanos) registrou a presença do Deputado Estadual Sargento Neto, que é um dos defensores do motociclismo na cidade de Campina Grande, participando as ações que são realizadas pelos motociclistas, assim como saudou a todos os presentes, representantes dos clubes de motociclistas e da sociedade civil que se fez presente.

Marinaldo Cardoso ressaltou a homenagem prestada aos motociclistas, com a realização da sessão, assim como a todas as instituições que contribuem para o fortalecimento da cultura de aventura na cidade, prestando o reconhecimento a todos os clubes, bem como aos homenageados que se destacaram nas suas jornadas em duas rodas. Além disso, a sessão também enobrece a dedicação e a coragem, dos profissionais da PRF – Polícia Rodoviária Federal, da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), do RAM – Ronda de Agentes Motorizados, da instituição da CPTRAN e das lojas Novo Rumos – HONDA e Pau Brasil e a oficina Rafael Motor.
O vereador presidente disse ainda que a homenagem não é apenas pelo amor ao motociclismo, mas pela promoção da responsabilidade e o respeito no trânsito, os quais são um exemplo na cidadania, prezando sempre pela segurança e bem estar de todos. “Parabéns por enriquecer a cidade com essa admirável paixão e que esse dia seja mais uma data para promover nossos laços com o compromisso da responsabilidade no trânsito”, frisou.

PARTICIPANTES

Jerônimo Cavalcante, presidente da Associação Paraibana de Esportes Radicais, fez um discurso em comemoração ao dia do motociclista, onde também destacou uma história que teve início em 1974. Ele também mencionou a propositura da sessão para parabenizar os motociclistas e, ao mesmo tempo, ressaltar a importância dos grupos de motoclubes na ajuda humanitária em Campina Grande.

Ele informou que em Campina existem 58 motoclubes que constantemente se engajam em ações sociais, auxiliando instituições e cuidando do bem-estar da sociedade campinense. Jerônimo destacou que a cidade tem uma longa trajetória no motociclismo brasileiro, com o primeiro motoclube sendo fundado em 1957.

Ele enfatizou o símbolo da caveira, representando que todos são iguais, independentemente da posição social, da ‘cilindrada’ e especialmente àqueles que compartilham as estradas. Agradeceu às marcas Suzuki e Pau Brasil por promoverem a educação no trânsito e buscarem reduzir acidentes.

Jerônimo lembrou com carinho de Tio Bel e mencionou que a vida sobre duas rodas é cercada por uma família unida. Ele homenageou calorosamente Alexsandro de Oliveira Rocha, conhecido como ‘doido é doido’, por representar com orgulho o nome de Campina Grande em todas as cidades por onde passou, incluindo a travessia da Cordilheira dos Andes no Deserto Atacama no Chile, ao percorrer o Brasil de ponta a ponta em uma jornada de 12 mil quilômetros, em uma motocicleta Honda BIZ – 125 cilindradas e expressou sua gratidão a todos que fazem parte do motociclismo em Campina Grande.

Sargento Neto – Deputado Estadual registrou o seu trabalho de quase uma década sobre duas rodas, atuando na ROTAM, e essa experiência o fez olhar para aqueles que trabalham e acordam cedo, levando o seu sustento sobre duas rodas, mas também para aqueles que viajam pelo país, pela Paraíba, levando consigo a liberdade sobre duas rodas.

O deputado ainda mencionou a socialização com os amigos, parentes e familiares, conhecendo novos lugares e pessoas diferentes, além da prudência e responsabilidade no trânsito, o que diferencia os motociclistas de motoqueiros. Ele também acrescentou as ações sociais que são realizadas pelos motoclubes e colocou o seu mandato à disposição.

Abílio José, da TV Nordestina, que também é motociclista, saudou a todos em nome de Assis, o conhecido como ‘Cabaço’, sendo o motociclista com maior idade da cidade de Campina Grande, após a morte de Tio Bel, que faleceu aos 98 anos de idade, em um acidente de moto. No entanto, o acidente não foi causado pela batida da moto, mas por um infarto.

Abílio registrou que o motociclismo tem uma história Campina Grande e que muitos vivem no anonimato, no entanto, prestando um importante serviço na área da assistência social. Ele também reforçou o pedido às autoridades para que possam ajudar a esses grupos, para que o trabalho possa continuar sendo realizado em Campina Grande.

Ele informou que integra o motoclube ‘Falcões da Serra’, criado há quase 30 anos em Campina Grande e que conhece a história de diversos companheiros que fizeram viagens fantásticas levando o nome de Campina Grande para todos os locais e as regiões, relembrando o trajeto realizado pelos Falcões da Serra, no trajeto na Rota 66, nos Estados Unidos.

Alexsandro de Oliveira Rocha – ‘’Doido é doido’’ – Motociclista, percorreu o Brasil de ponta a ponta em uma jornada de 12 mil quilômetros incluindo a travessia da Cordilheira dos Andes no Deserto Atacama no Chile, em uma motocicleta Honda BIZ – 125 cilindradas. Por esse motivo, ele carrega o apelido ‘doido é doido’, pela coragem e paixão na prática do esporte.

Em sua fala, ele promoveu a prática do motociclismo, registrando a felicidade e a conexão com a vida, ressaltando que por todas as regiões que percorre, leva o nome da cidade de Campina Grande.

PLENÁRIA

Gabriela Pereira (motociclista) fez um registro da diferença da nomenclatura, informando que motociclistas são aqueles que respeitam as leis de trânsito e promovem a responsabilidade sobre duas rodas, diferente dos ‘motoqueiros’. Gabriela também fez um pedido para que às quintas-feiras, das 18h às 22h, pudesse ter a exclusividade do estacionamento em um trecho do Parque Linear do Dinamérica.

Eduardo Cavalcante Cunha, representante da marca Honda e Pau Brasil, felicitou os motociclistas no seu Dia e falou do seu carinho pela cidade de Campina Grande. Além disso, fez convite aos motoclubes, para que eles possam marcar os seus encontros na concessionária Honda. Eduardo ainda registrou o trabalho em parceria com a STTP através do Programa ‘Piloto Legal’, promovendo a educação de trânsito.

Lúcio Brito (motociclista), representante do Projeto ‘Vem pra Jesus’ , promoveu a causa social realizada pelos motoclubes, mas também pela ação espiritual, levando uma palavra de fé cristã. O projeto nasceu na cidade de Salgadinho, mas hoje já tem subsede em Campina Grande, Cabedelo, Juazeirinho e Santa Rita.
Assis de Aquino (motociclista), fez uma breve fala, registrando felicitações pela data comemorativa e agradeceu a todos os colegas, que fazem a sua prática de esporte, em respeito ao trânsito. Além disso, ele acrescentou que foi durante 68 anos companheiro de Tio Bel e após o seu falecimento, ficou como o motociclista mais idoso da cidade de Campina Grande.

Josenildo Filho (motociclista) parabenizou pelo dia do motociclista, especialmente aos campinenses, registrando a promoção da cultura através da prática. Ele acrescentou que a moto é uma companheira fiel ao motociclista e homenageou o senhor Assis de Aquino.

Elenildo Santos (motociclista), presidente do motoclube Missionários Estrangeiros, agradeceu a todos que estavam presentes e agradeceu a Deus pela presença de todos, deixando uma mensagem bíblica para os participantes da sessão especial.

Ramon Tavares (motociclista) citou os quatro pilares do motociclismo que são: a honra, a irmandade, a fraternidade e a igualdade e parabenizou pela data especial.

Fábio França encerrou as falas na Tribuna, registrando que a Casa de Félix sempre recebe os motociclistas de portas abertas e por isso, agradeceu aos representantes da Câmara Municipal de Campina Grande. Além disso, Fábio registrou a atuação dos motoclubes e seus participantes, que promovem a união e a igualdade.

Após as falas, foi entregue Moções de Aplausos para os Motoclubes que participaram da sessão.

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo