Curiosidades

Dicas para melhorar a preparação e a revisão de textos

preparação e a revisão de textos são etapas fundamentais do processo editorial e fazem parte do grupo de fatores responsáveis por determinar a qualidade de um livro, revista, quadrinho ou qualquer outro produto editorial. Eis uma lista de atitudes para melhorar o processo e os resultados:

Domine o idioma: ter um bom domínio da língua portuguesa é fundamental para qualquer preparador e revisor de textos; afinal, você é o responsável por corrigir erros de gramática e ortografia dos projetos. É preciso também conhecer todas as normas, assim como as variações linguísticas regionais e de época. Continuar estudando é o ponto chave aqui.

Cheque os fatos: muitas vezes os autores podem inserir informações que não condizem com a realidade ou não são claras o suficiente para o leitor, seja por um descuido ou outros motivos. Os preparadores e revisores devem fazer o trabalho de checagem de todos esses dados para evitar a disseminação de informações erradas que podem culminar em uma repercussão negativa do livro.

Faça um checklist: padronizar o texto é uma das funções básicas do preparador, mas nosso cérebro costuma nos pregar peças. Por isso, mantenha uma lista de elementos que se repetem ao longo do texto e precisam de padronização. Por exemplo, em livros com muitos intervalos de tempo, é uma boa ideia listar as palavras “anos”, “minutos”, “dias”, etc. para fazer uma busca e verificar se há um padrão nos numerais (por extenso ou em algarismos). Outro exemplo: vá listando os nomes próprios com a grafia que você determinou; assim, quando um nome aparecer, você logo pode checar se está correto. Com a prática, seu checklist se amplia e se torna mais eficaz.

 

Foto: Universidade do Livro



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo