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Escolas adotam jogos interativos para ensinar Educação Financeira a estudantes e pais

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), está promovendo uma série de atividades na rede municipal como parte das ações do Programa de Educação Financeira ‘Dei Valor’. Os métodos de ensino sistematizados pela Seduc são focados em atividades lúdicas para ensinar crianças e seus pais a educação financeira e o empreendedorismo.

Segundo a coordenadora de projetos da Seduc, Fabiola Gaudêncio, o programa surgiu com o objetivo de expandir as ações de Educação Financeira e Empreendedorismo implantadas na Rede desde 2022.

Por meio do Dei Valor, as parcerias firmadas com o Banco Central e o Instituto Brasil Solidário (IBS), tiveram um alcance ainda maior, pois, além dos estudantes, os professores e técnicos educacionais, puderam participar de formações acerca da temática e com isso, agregaram ao conhecimento pedagógico desenvolvido em sala de aula, o conhecimento para administrar as finanças pessoais e noções de empreendedorismo.

Ao longo do ano, pudemos perceber mudanças significativas até no contexto familiar dos nossos estudantes, que passaram a compartilhar com seus pais e familiares tudo o que estão aprendendo desde que a Educação Financeira foi introduzida na Rede, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental”, destacou.

A educação financeira foi inserida nas escolas municipais na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima. Inicialmente, a Seduc promoveu uma série de formações onde foi repassado o cronograma de atividades para que fosse posto em prática nas unidades pela equipe técnica-pedagógica.

Uma das escolas que desenvolveram as atividades foi a Monsenhor Sales, no bairro do Tambor. Na unidade, a aplicação das atividades foi realizada pela técnica Jamille Duarte que promoveu uma palestra e um momento de jogos entre os alunos e os pais.

“Esse jogo é desenhado de forma interdisciplinar abordando educação ambiental; relação do consumo consciente; alimentação saudável; mobilidade urbana; cidadania; economia doméstica; e empreendedorismo, com a ideia de protagonismo dos nossos estudantes.

Mostramos o jogo às criancas, elas levaram para casa e hoje foi o momento de trazer a família para a escola para que os alunos sejam multiplicadores desse tema tão importante”, disse.

Maria Barros, mãe de Paula Clarissa, reforçou a importância de os pais auxiliarem os filhos no aprendizado da educação financeira.

“Ela gostou muito do jogo. Brincamos muito, eu ela e o pai. Esse jogo traz a possibilidade de ensinar de forma lúdica a importância de tomar decisões conscientes na hora de comprar algum produto”, relatou a mãe da aluna.

Codecom



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