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Franqueado do Instituto Mix oferece mais de 50 cursos profissionalizantes e está de olho nas famílias das classes C, D e E

São mais de 160 mil alunos estudando nas 130 unidades da rede, que oferece cursos inéditos, como o “Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado e Split”; outros bastante procurados pelo mercado, como AutoCad e Auxiliar de Laboratório e Análises Clínicas, e os tradicionais da área de Beleza, Saúde, Tecnologia, Administração, Construção Civil e Idiomas
 
Muitas crianças e adolescentes ainda são acompanhados por um adulto em seus cursos de idiomas e informática. Esses familiares, que passam aquela hora do dia sentados numa recepção, folheando uma revista ou vendo um programa de televisão, poderiam ocupar esse tempo também com um curso profissionalizante. É exatamente essa a ideia do Instituto Mix de Profissões, uma marca criada em 2010, que passou a franquear seus conceitos em 2012, e que oferece hoje mais de 50 cursos profissionalizantes para toda a família. “Nossa ideia é que todos melhorem de vida e os cursos profissionalizantes permitem uma evolução profissional impressionante”, avalia Alex Cavalheiro, presidente da marca.
Quando fundou o Instituto Mix, Cavalheiro tinha em mente, também, que agregaria valor à marca se colocasse seus alunos no mercado de trabalho. Assim, criou uma agência de empregos em sua rede, que proporciona a 96% dos alunos do Instituto Mix a chance de sair do curso escolhido com uma vaga de emprego. O milagre? “Não há qualquer milagre, simplesmente oferecemos mão de obra qualificada às empresas cadastradas – e funcionário especializado é o que mais falta no mercado”, explica.
A franquia do Instituto Mix
Alex Cavalheiro, até 2010, foi franqueado de algumas redes de Educação. “Foi exatamente minha experiência como franqueado que me inspirou a criar uma instituição de ensino que oferecesse suporte integral, tanto ao aluno quanto ao franqueado. Eu percebia que a maior parte das redes de franquia de ensino tinha como maior objetivo vender apostilas e eu queria fazer algo diferente”, explica. Assim, o foco do Instituto Mix é o aluno que busca formação profissionalizante – uma modalidade de ensino que cresce cada dia mais. “Ele é nossa fonte de receita. Por isso, nosso desafio é conhecê-lo profundamente, para entender o que ele precisa e deseja”, acredita Cavalheiro. A franqueadora realiza pesquisas de mapeamento constantes, com o objetivo de entender melhor o aluno e oferecer opções cada vez mais adequadas à sua realidade. “Por casar as necessidades do aluno com o que o mercado precisa é que conseguimos que eles saiam empregados e, assim, novos alunos chegam a cada dia, mais empresas procuram nossa mão de obra e novas franquias são inauguradas. É um círculo virtuoso”, informa.
Já são 170 franquias comercializadas em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo 110 delas em operação e mais 20 unidades próprias também funcionando. Numa unidade franqueada do Instituto Mix, investem-se entre R$ 60 mil e R$ 155 mil, dependendo do tamanho da escola, e há também a opção de investir-se em uma máster-franquia, que dá o direito de desenvolver a marca na região onde está estabelecido, com metas de implantação, responsabilidade de suporte e obrigações de gestor e análise de todos os processos com franqueados e colaboradores. O foco de atuação dos franqueados é junto às classes C, D e E, que buscam o modelo cursos profissionalizantes para conquistar postos de trabalho especializados.
“Sabemos que, muitas vezes, é o investimento de uma vida inteira que o franqueado usa para abrir uma franquia. Por isso, nossa estratégia de trabalho é rígida, para que ele tenha o retorno esperado”, diz Cavalheiro. Por isso, o Instituto Mix desenvolveu uma agenda diária de rotinas, que deve ser cumprida 100% pelo franqueado, garantindo que ele realize todas as tarefas necessárias para alcançar os resultados.
A franqueadora oferece cursos de sua Universidade Corporativa aos franqueados, nos níveis básico, intermediário e avançado. Ela também possui um sistema online que monitora diariamente cada franquia. O SAD – Sistema de Avaliação de Desempenho – avalia diversos indicadores, como vendas, qualidade, custos, marketing em mídia e outros. Com isso, consegue dar ao franqueado um feedback detalhado sobre os rumos do negócio – e acertá-lo, caso haja necessidade, muitas vezes antes de haver algum problema.
Utilizando essas ferramentas de gestão, os índices de satisfação dos franqueados do Instituto Mix são muito altos – chegam a 98%. E os insatisfeitos são ouvidos atentamente, para que o negócio possa se adequar às expectativas tanto da franqueadora quanto dos franqueados.
Com toda essa infraestrutura, o Instituto Mix cresce rapidamente, mas de maneira sustentada. E ainda há muito a crescer. O plano de expansão inclui o estado do Rio de Janeiro – onde há espaço para cerca de 70 franquias – além de novas unidades no Norte e Nordeste do País. “Ainda não temos máster-franquia em Rondônia e no Acre e queremos expandir também nessas regiões”, informa Cavalheiro, sinalizando uma boa oportunidade de negócio para quem quer investir.
Cursos do Instituto Mix
 
Atualmente, o Instituto Mix atende mais de 70 mil alunos com 50 diferentes cursos profissionalizantes, em seis áreas: Beleza, Administração, Idiomas, Informática, construção Civil e Saúde. Assim, a rede supre 90% das demandas de mercado por oferecer cursos como atendente de farmácia e drogaria; massoterapia; inglês; web designer gráfico; analista em manutenção de computadores e redes; técnicas administrativas; recepção e atendimento; estética facial, manicure e pedicure profissional.
Os cursos de Beleza são os mais procurados pelos alunos, em sua grande maioria mulheres das classes C e D. “Nessa área, após três ou quatro meses, já é possível começar a ganhar dinheiro nessa nova profissão. Nós mudamos a vida das pessoas que estudam no Instituto Mix”, orgulha-se o presidente da rede.
As aulas podem ser em grupo ou individuais, presenciais ou interativas, dependendo da área escolhida. Todas as aulas são realizadas dentro do Instituto Mix – mesmo as interativas, nas quais cada aluno ocupa um computador. Os cursos do Instituto Mix são oferecidos aos alunos a partir da realização de pesquisas de mapeamento de mercado, por meio das quais as áreas que possuem maior demanda de vagas tornam-se objeto de novos cursos.
O Instituto Mix ainda mantém uma agência de empregos que prioriza os currículos de seus alunos no processo de agenciamento – este é um serviço pago à parte, que gera uma fonte de renda diferente para a franquia.
Outra fonte de receita são os cursos corporativos criados pelo Instituto Mix, que transforma rotinas de trabalho em plataforma de ensino para trabalhadores das mais variadas empresas, como, por exemplo, postos de gasolina. Tudo isso comprova que a franqueadora não dá atenção apenas aos seus clientes finais, mas também pensa no sucesso de seus franqueados.
O Instituto Mix, atento às necessidades do mercado, também oferece cursos exclusivos, a exemplo do “Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado e Split”, para um mercado que cresce ano a ano. “Nossos alunos não ficam desempregados nessa área. É um orgulho para nós”, finaliza Cavalheiro.
Perfil – Instituto Mix
 
Tipo de negócio: Escolas profissionalizantes
Ano da fundação: 2010
Início da franquia no Brasil: 2013
Total de unidades no Brasil: 130
Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 155 mil (com a taxa de franquia inclusa)
Taxa de franquia: de R$ 15 mil a R$ 40 mil
Capital de giro:  R$ 15 mil a R$ 41 mil
Royalties: 8%
Taxa de publicidade: 2%
Área mínima: a partir de 80 m2
Nº de funcionários: mínimo de seis para início da operação
Faturamento bruto: média de R$ 72 mil
Lucro líquido: média de R$ 18 mil
Prazo de retorno: até 18 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Apoio ao franqueado: Orientação na escolha do ponto comercial; projeto arquitetônico e memorial descritivo da obra; treinamento operacional ao franqueado e equipe; manuais de gestão; consultoria técnica administrativa, financeira e operacional; assessoria de marketing, assessoria de imprensa, material didático.
Telefone: (48) 3522-1555
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