Economia

Fundo da Yunus Negócios Sociais conclui rodada de captação no Brasil

A Yunus Negócios Sociais, braço brasileiro da organização ligada ao Nobel da Paz Muhammad Yunus presente hoje em seis países, concluiu, com sucesso, a primeira rodada de captação do primeiro Fundo de Investimento em Negócios Sociais no modelo Yunus, com foco em promover apoio financeiro a empreendedores sociais brasileiros. No total, o volume disponível para investimentos ultrapassa R$ 8 milhões.

O objetivo do Fundo é prover capital paciente e aderente à realidade do momento financeiro dos negócios sociais apoiados, com foco na solução de problemas sociais em setores como saúde, educação, gestão de resíduos sólidos, reflorestamento, dentre outros. Sempre com um olhar atento para a geração de emprego e renda. O investimento é realizado de forma sustentável para o negócio, focado em desenvolver e dar escala à solução social criada e testada pelo empreendedor.

“O Fundo da Yunus Negócios Sociais permite uma troca entre iguais, que protagonizam uma junção de necessidades e oportunidades, em prol da sociedade. Ao passo que a doação simples cria uma ligação assimétrica entre quem dá e quem recebe os recursos.”, afirma o gestor da área de Investimentos da Yunus Negócios Sociais, Luciano Gurgel.

De acordo com a diretora global de Investimentos da Yunus Social Business, que esteve no Brasil para o lançamento do fundo, Karen Hitschke, os times de investimento atuam em sintonia com o Comitê de Investimento, combinando experiência global com expertise local. “Esta situação nos permite alavancar os aprendizados e experiências ao redor do mundo, por um lado, e uma presença sólida e conhecimento do contexto do Brasil, por outro lado.”

A Yunus Negócios Sociais considera quatro critérios para selecionar os empreendedores que receberão o aporte financeiro: urgência do problema social e potencial de impacto da solução proposta na sociedade; solidez dos processos e sustentabilidade financeira; potencial da iniciativa; e o empreendedor ou sócios que estarão no comando do negócio.

Ao realizar o investimento, há o acompanhamento permanente dos empreendedores investidos por uma área chamada Portfolio Management, que organiza reuniões mensais para avaliar a operação e os resultados. Este acompanhamento é fundamental para garantir suporte aos empreendedores e seus times, geralmente em estágios iniciais dos negócios, visando a sustentabilidade financeira e o impacto social esperado. Nesta fase de Portfolio Management são várias as conexões realizadas para os empreendedores, de mentoria com executivos de grandes empresas a consultores e experts em aspectos societários, tributários e de marketing, entre outros.

 

Imprensa Yunus imprensa.yunus@maquinacohnwolfe.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo