Gravidez e mudanças à vista

aReceber a notícia de uma gravidez é algo sublime para as mulheres que sonham em ser mães. Com a descoberta de um bebê a caminho, um turbilhão de emoções passa a tomar conta da vida da futura mamãe, ao mesmo tempo em que seu corpo também passa por transformações. 

Durante os meses de desenvolvimento e espera do bebê, mudanças físicas e psicológicas como, alteração de peso, manchas na pele, varizes, variações de humor, variações no padrão de sono, entre outras, são naturais. A gestante, no entanto, precisa estar preparada para essa nova fase da vida e entender que isso será por um curto tempo.

Segundo a ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dra. Paula Bortolai, nos primeiros dias da gravidez, por exemplo, já é possível notar algumas modificações. “Desde a primeira semana os seios já ficam maiores, mais sensíveis e, em alguns casos, doloridos. Porém, as principais mudanças ocorrem mesmo no segundo trimestre, ou seja, no período da 13ª à 28ª semana”, explica.

O crescimento da barriga, por exemplo, é sem dúvida, a transformação mais esperada neste período. Por conta disso, podem surgir as estrias, já que, a pele do abdômen, dos seios e das coxas estica em excesso, o que provoca o rompimento das fibras de colágeno e elastina. “Para evitar que isso ocorra, a mulher pode fazer uso de óleos ou cremes hidratantes prescritos por um especialista e, claro, ingerir bastante líquido”, recomenda a especialista.

Ainda de acordo com a Dra. Paula, no segundo trimestre podem surgir também varizes nas pernas e manchas escuras, conhecidas como melasmas, especialmente nas bochechas, na testa e no buço. “A futura mamãe pode prevenir-se das varizes suspendendo o uso de sapatos com salto alto, usando roupas mais largas e reduzindo a ingestão de sal. Quanto aos melasmas, os cuidados também não devem passar despercebidos, sobretudo, na fase final da gestação, quando o nível dos hormônios encontra-se elevado e as células ficam mais sensíveis ao sol, provocando maior estímulo na produção de melanina. O uso diário de filtro solar e evitar ficar exposta ao sol são fundamentais”, alerta.

Uma gravidez, como se pode notar, é um momento inesquecível na vida da mulher. E para que seja perfeito, os cuidados com a saúde, as visitas regulares ao ginecologista e o pré-natal são indispensáveis. “As mudanças em cada uma das fases da gestação é algo natural. Entretanto, a felicidade de ter um bebê nos braços faz com que todas essas transformações sejam facilmente superadas”, finaliza a médica.

Sobre a Criogênesis

A Criogênesis nasceu em São Paulo e possui mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro. A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco e em medicina reprodutiva. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. www.criogenesis.com.br

Suênia Cardoso
Assessora de Imprensa
suenia.moraes@dezoitocom.com.br I www.dezoitocom.com.br
Tel: (11) 3674-4400 Ramal: 175 / (11) 3674-4419 Direto

Cel: (11) 95954-8011



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo