CotidianoDestaques

GUARDA MUNICIPAL: Prefeitura promove para palestra sobre questões raciais e público LGBTQIAPN

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação LBGT da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu na manhã desta terça-feira, 27, palestra para os integrantes da Guarda Civil Municipal com orientações sobre Letramento Racial e tratamento adequado para pessoas LGBTQIAPN+. O evento aconteceu no auditório do Complexo Plínio Lemos, no bairro José Pinheiro, com objetivo de promover mais conhecimentos sobre estas populações e garantir uma abordagem pública mais humanizada.

A palestra, ministrada pela coordenadora da pasta LGBT da Semas, Rosangela Florêncio, foi direcionada, principalmente, às explicações sobre orientação sexual, identidade de gênero, discriminação, racismo e combate aos preconceitos, evidenciando o crescimento da transfobia no Brasil. Na oportunidade, a coordenadora apresentou os temas com respaldo nas legislações voltadas para essas temáticas no País.

Segundo Ana Paula Sales, 47 anos, que trabalha como guarda civil  há 12 anos, essa é a primeira vez que está participando de um evento voltado às informações sobre o público LGBTQIAPN+. “Cada vez que a gente se especializa, para interagir melhor com a população e, especificamente, com o público LGBTQIAPN+. Já aprendi coisas que nunca tinha entendido e ainda tive a oportunidade de tirar dúvidas sobre os temas tratados. Isso é fundamental para nós que trabalhamos nas ruas,” destacou a guarda.

Roberto Alcântara, coordenador da Guarda Municipal, disse que a procura pelo tema surgiu como uma forma de capacitar, ainda mais, os servidores a atuarem com as diversidades. “Assim aperfeiçoamos assim ainda mais o serviço. Estamos em uma semana voltada para uma capacitação de atendimento às mulheres. Mas, entendemos que essa parte é muito importante para compreendermos as novas características da sociedade,” declarou o coordenador.

Conforme Rosangela Florencio, coordenadora da pasta LGBT, esta oportunidade é muito importante para as causas de raça e gênero. “Explicamos que o letramento racial propõe a desconstrução da ideia de que a raça branca é superior às demais, além de trazermos orientações sobre a sexualidade e gênero. Precisamos entender como as pessoas se reconhecem e se entendem, para as tratarmos pelos pronomes e gêneros específicos. É importante provocar esta reflexão para as abordagens mais humanizadas, seja em casa ou na rua,” concluiu a coordenadora.

Ronda da Mulher

A palestra aconteceu dentro da programação da Ronda da Mulher, promovida pela Prefeitura, através da Coordenadoria da Mulher em parceria com a Guarda Municipal, para promover a segurança e proteção das mulheres que são vítimas de violência, bem como de seus filhos e familiares. A Guarda Civil Municipal está se capacitando, ao longo desta semana, para realizar rondas diárias nos endereços de mulheres vítimas de violência, para garantir o cumprimento das medidas protetivas e evitar a aproximação dos possíveis agressores.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo