Releases

GVT entra na luta contra a pedofilia

Em pouco mais de um minuto, cenas com crianças dentro de graciosas caixas de boneca repletas de desenhos com delicadas nuvens perdem totalmente a leveza. O olhar atento capta um crescente desconforto com a tensão que vai se armando e que, em gestos nervosos, denota que ali se desenha um assédio sexual. É angustiante para quem vê. E é proposital. Os dois filmes disponíveis em www.gvt.com.br/contrapedofilia que compõem a campanha digital realizada pela GVT em parceria com a ONG SaferNet com estreia nesta sexta-feira (11/07) têm por objetivo incomodar. Afinal, a proposta é incentivar denúncias contra a exploração sexual infantil. Há razões para isso. A grande maioria dos casos de pedofilia acontece no conforto do lar, longe dos olhos externos. As pessoas que veem, muitas vezes, resistem em ajudar as vítimas desses crimes, denunicando, e precisam de incentivo para buscar os canais de denúncia.

A iniciativa de estimular a divulgação de canais como o Disque 100 e o www.denuncie.org.br é anunciada na reta final da Copa do Mundo. Como em outros grandes eventos, o mundial aumenta a vulnerabilidade de mulheres, crianças e adolescentes por conta dos negócios ilícitos com o nefasto turismo sexual. Nesse contexto, a pedofilia ganha holofote. Durante a realização dos jogos de futebol na Copa da África do Sul, houve aumento de mais de 30% de denúncias contra exploração sexual infantil. Motivado por essas informações oficiais, o governo brasileiro intensificou os controles nas fronteiras do País e até impediu a entrada de pedófilos fichados pela polícia internacional.

A Copa acaba no domingo, mas o drama persiste e é essencial manter o assunto em evidência. Pensando nisso, a GVT resolveu dar a sua contribuição, respaldada pela parceria com a ONG SaferNet, que tem por missão defender e promover os Direitos Humanos na Internet, e com quem trabalha desde 2009. Com enorme capilaridade para dar visibilidade às causas que abraça, a SaferNet defende que uma atitude atenta da sociedade, incentivada por meio de campanhas, contribui com o combate aos crimes como o da pedofilia. Um problema que se dissemina com rapidez pelos canais online – organismos internacionais como a ONU revelam que o número de pedófilos nas redes online pode atingir 750 mil a qualquer hora do dia.

“Nenhum tipo de violência deve ser tolerado pelo cidadão comprometido com o bem comum”, considera a diretora de Sustentabilidade da GVT, Heloisa Genish. “A responsabilidade é ainda maior quando a agressão é contra crianças indefesas. Nós da GVT acreditamos que o caminho é sempre denunciar situações de risco, pedindo ajuda aos canais competentes, como o Disque 100”. A intenção da campanha, criada pela agência de comunicação i.Brasil, é que os filmes com mensagens delicadas mas contundentes contagiem as pessoas como um alerta. Uma mensagem que deve ser compartilhada em suas redes de relacionamento.

A atuação da GVT voltada para ampliar o bom uso da internet é uma preocupação constante. Desde 2001, a empresa incentiva a conscientização digital que capacita jovens a identificar comportamentos suspeitos de pedofilia nas redes sociais. O programa GURI – Guia para Uso Responsável da Internet (www.internetresposnavel.com.br) – já atingiu mais de três milhões de jovens em todo o país, alertando para questões como cyberbullyng, sexting, pedofilia, além de movimentos de mobilização como o tech-ativismo, entre outros temas. Por isso, a GVT assume o mote da campanha: “Exploração sexual infantil é crime. Esse jogo nós temos que ganhar”.

Sobre a GVT 

A GVT atua no mercado nacional desde 2000. Faz parte do grupo francês Vivendi, um dos líderes mundiais em produção e distribuição de conteúdo na era digital. É uma empresa de comunicação e entretenimento, que ajuda pessoas a redescobrirem o mundo todos os dias por meio de serviços de banda larga com ultravelocidades, TV por assinatura e telefonia fixa convergente. Com 18 mil funcionários distribuídos em 20 estados e o Distrito Federal, a GVT atingiu no primeiro trimestre 6,4 milhões de linhas de telecomunicações em serviço e aproximadamente 715 mil pontos de TV por assinatura, além da mais alta taxa de penetração de internet na base de clientes do mercado brasileiro, superior a 94%. Todos esses dados se referem ao primeiro trimestre de 2014.

A GVT está na lista das Melhores Empresas para se Trabalhar das Revistas Você S/A e Época. É considerada a melhor banda larga do Brasil por cinco anos consecutivos, de acordo com pesquisa aberta realizada com leitores pela Revista INFO. Foi apontada como a melhor operadora do setor de telecomunicações pela Revista IstoÉ Dinheiro no ranking 2013. 

Contatos para imprensa:

CDI Comunicação Corporativa – www.cdicom.com.br

Fabio Rocha – fabio.rocha@cdicom.com.br

Telefone: (11) 3817-7938

Mariana Guedes – mariana.guedes@cdicom.com.br

Telefone: (11)3817-7933

 

GVT – www.gvt.com.br

Silvia Felizardo – silvia.santos@gvt.com.br

Telefone: (41) 3025.2880

 

Coordenadora de Comunicação Corporativa

Deise da Silveira – deise.silveira@gvt.com.br

Telefone: (41) 2525.1530



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo