DestaquesPolítica

Humanização: Hospital Oncológico FAP ganha comemoração de 58 anos na CMCG

 

A 17ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato híbrido, nesta quinta-feira (16), foi presidida pela vereadora Fabiana Gomes (PSD) e secretariada por Carol Gomes (UNIÃO). A sessão contou com a participação de 14 vereadores.

MINUTO DE SILÊNCIO

O vereador Olímpio Oliveira (UNIÃO) pediu um minuto de silêncio em memória póstuma ao senhor Orlando Cavalcante de Araújo, agricultor, pai do veterinário Dr. Edroaldo Cavalcante. O senhor Orlando morava em Lagoa Seca e foi atacado em sua propriedade por um enxame de abelhas. Ele morreu na manhã de hoje no Hospital de Traumas. Janduy Ferreira (PSDB), solidário ao Dr. Edroaldo e seus familiares pela perda. Edroaldo que é um benfeitor na causa animal, e o pai morre em consequência de um ataque de abelhas.

HOSPITAL DA FAP

A vereadora Carol Gomes fez o registro dos 58 anos de existência do Hospital da FAP – Fundação Assistencial da Paraíba, neste 16 de março, instituição que traz em sua história o tratamento voltado para pessoas com oncologia e também a sua maternidade. O hospital que é compactuado com 150 municípios é referência no seu tratamento e deixou seus parabéns em nome do diretor Derlópidas Neves, e a todos os funcionários que prestam um atendimento humanizado. “A FAP é patrimônio da nossa Paraíba. Nada mais justo do que voltar o olhar à instituição, que traz a cura e esperança para todas as pessoas que ali passam” – registrou. Por fim, a vereadora convidou todos para a Corrida do Bem, podendo contribuir com o hospital.

Fabiana Gomes (PSD) relembrou quando a sua mãe, acometida de câncer, precisou fazer o tratamento no hospital e que ela esteve diariamente, presenciando toda a equipe realizando os cuidados diários da sua mãe e de todos os pacientes com amor e atenção. “Todos os que trabalham na FAP estão de parabéns”.

A vereadora também informou que a nova ala oncológica infantil no Hospital da FAP, tem como objetivo transformá-la em CACOM, pois atualmente é UNACOM.

Anderson Almeida (MDB) também contribuiu com o tema do aniversário da FAP, relembrando o tratamento realizado pela mãe da vereadora Fabiana Gomes, que ele pode acompanhar de forma mais próxima e que a mesma enfrentou a doença e transmitiu coragem a todos.  O vereador mencionou o tratamento que o seu avô e uma tia, também realizaram no hospital.

Em viagem à Brasília, Anderson Almeida informou que solicitou junto à bancada federal, um equipamento de ressonância magnética para a FAP no valor de 8 milhões de reais. Além disso, solicitou também uma emenda para uma ambulância, em diálogo com o secretário de Saúde, uma vez que a emenda precisa ser destinada para a Secretaria, para que a ambulância possa chegar à instituição.

Olímpio Oliveira (UNIÃO) parafraseando Alcides Carneiro, disse que “o hospital é um local que por infelicidade você procura e que por felicidade você encontra’’ e para a felicidade da população, tem o Hospital da FAP em Campina Grande. O vereador também citou a sua mãe, que faleceu de câncer de colo de útero e foi atendida no hospital e ressaltou a disposição de todos ajudarem a instituição, a exemplo dos parlamentares, do poder público municipal e estadual e até da própria população.

Alexandre Pereira (UNIÃO) citou também os momentos de luta enfrentados pelo vereador Pimentel, com a sua mãe acometida com câncer e relembrou do seu diagnóstico em 2014, logo após ganhar o primeiro mandato. O vereador disse que sempre teve o hábito de ir ao médico e que por isso, foi diagnosticado precocemente com um tumor no rim. O colega vereador, Lula Cabral, que também descobriu a mesma doença, não conseguiu completar 1 ano de vida. O vereador relembrou que não precisou ser atendido no Hospital da FAP, mas que foi submetido a uma cirurgia de urgência, para retirada da parte afetada do órgão e contou com a ajuda de vários colegas vereadores. “O início do tratamento é fundamental, é necessário buscar fazer exames com frequência’’ – disse.

Ainda sobre a FAP, o vereador disse que houve um momento em que precisou tratar sobre o hospital, que foi criticado por alguns setores, mas que surtiu efeito. Inclusive, registrou que o hospital recebe da gestão municipal 3x mais do que poderia receber e que em breve o orçamento irá se encerrar, mas que precisam buscar recursos para investimentos no hospital.

Pimentel Filho, sobre o Hospital da FAP, parabenizou a instituição mencionando seus 58 anos de existência e registrou que mesmo durante todo esse tempo, nunca houve nenhum apagão no local. Ele ainda sugeriu que todos os vereadores adquiram a camisa da Corrida do Bem, para fazer uma ação concreta de apoio à instituição.

DIA DO CONSUMIDOR

Anderson Almeida (MDB), falou do Dia do Consumidor (15 de março), e que está ocorrendo em Campina Grande o descumprimento de leis de consumidor nos estabelecimentos comerciais, como exemplo, a lei da sacola. “O consumidor tem que pagar 0,25 centavos por sacola e ainda levar a propaganda do comércio’’ – disse.

Anderson citou que a lei de nº 9.771 proíbe e obriga que sejam fornecidas as sacolas aos consumidores. Como presidente da Comissão do Consumidor da CASA, disse que iria dialogar com os membros da comissão, para que juntos pudessem chamar os órgãos competentes, comunicando ao Procon de Campina Grande, ao Procon estadual e ao MP Procon.

Alexandre Pereira (UNIÃO) comentou que acredita que a fala do vereador está surtindo efeito, visto que foi até um estabelecimento e que recebeu as sacolas. Quando questionada, foi informado ao vereador a existência de uma lei que proíbe a venda.

O AMIGÃO

Olímpio Oliveira, “Outra instituição que também está aniversariando no dia de hoje, é o Estádio Ernani Sátyro, O Amigão, onde o vereador relembrou quando esteve presente na sua inauguração, no primeiro jogo de futebol que ocorreu no estádio, em 1975”.

UEPB

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma das mais importantes Instituições do Estado que, com sede em Campina Grande, celebrou na quarta-feira (15) 57 anos de fundação.

Surgiu como Universidade Regional do Nordeste (URNe) em 1966, através de uma ação realizadora de Edvaldo do Ó e outros futuristas. Ao longo dessa história, a UEPB se transformou numa Instituição comprometida com o desenvolvimento social e econômico do Estado, oferecendo ensino gratuito de qualidade, e todos os anos coloca centenas de profissionais no mercado de trabalho.

A história da UEPB é marcada por momentos decisivos e importantes desde a sua criação como Universidade Regional do Nordeste (URNe), em 1966, passando pela Estadualização em 1987, conquistada por meio da Lei nº 4.977; pelo Reconhecimento do MEC em 1996 e a conquista da autonomia financeira, por meio da Lei Estadual nº 7.643 de 6 de agosto de 2004, que inaugurou uma nova fase na história da UEPB.

Fabiana Gomes (PSD) registrou o aniversário da Universidade Estadual da Paraíba, que completou 57 anos no dia de ontem.

Em seguida, Alexandre também citou o aniversário da UEPB e que diante do momento difícil que a instituição enfrenta não se fala mais na sua importância como deveria, sobretudo após a gestão de Ricardo Coutinho.

TRIBUNA

Janduy Ferreira (PSDB), citou algumas demandas de Campina Grande, o vereador citou pedidos relativos ao bairro da Alameda e a necessidade de atuação do poder executivo municipal e estadual. Sobre as Malvinas, citou a realização da abertura da Avenida José De Medeiros Neto e a licitação para a abertura da Avenida Plínio Lemos, mas que é preciso avançar. Janduy reforçou o pedido da construção de um mini parque linear, no canteiro ao lado esquerdo na rotatória nas proximidades da policlínica, que possivelmente pertence ainda ao governo estadual.

Dinho Papa-léguas (PSDB) tratou sobre o tema da segurança pública, dizendo que foi procurado por comerciantes, diante da violência e furtos que estão ocorrendo no centro da cidade, com roubo de cabos de cobre e invasões aos comércios.

Ele informou que foi até o CPR1, em busca de uma solução mais rápida, e que Sargento Neves se prontificou na instalação de mais câmeras na cidade.

O vereador também solicitou mais uma vez ao Governo do Estado, que se sensibilize com a segurança pública e que se faça concurso público, além de discutir o PCCR dessa categoria. Dinho parabenizou o deputado estadual Sargento Neto, que está representando a classe. Ainda sobre a Segurança Pública, solicitou celeridade na convocação dos guardas municipais da cidade, que já concluíram o curso de formação e estão aguardando ocupar os cargos.

Pimentel Filho (PSD) tratou sobre a Secretaria de Agricultura, visto que os pequenos agricultores têm acesso apenas a um trator para fazer o arado de suas terras. O vereador disse que um trator é insuficiente para a quantidade de localidades e solicitou que sejam disponibilizados 3 ou 4 tratores.

O segundo tema, trazido nos Distritos de Galante e São José da Mata, foi sobre o esgotamento sanitário, iniciado na administração do ex-prefeito Veneziano, que passou por Romero Rodrigues e chegou até a gestão de Bruno Cunha Lima, sem conclusão. O vereador disse que boa parte está quebrada e que o Ministério Público precisa saber o que está ocorrendo.

Trazendo o tema do vereador Anderson, em relação ao não cumprimento das leis no município de Campina Grande, como a lei da sacola, ele também citou a lei do detector de metais de sua autoria, que só fui cumprida após assassinato de uma pessoa no Spazzio e a lei que obriga a instalação de uma porta de abertura para o lado de fora, relembrando novamente o caso da Boate Kiss, onde diversas pessoas poderiam ter sido salvas, apenas por esse pequeno ajuste.

Sobre a localidade Grande Campina, ele relembrou da atuação do ex-prefeito Romero Rodrigues que pavimentou todas as ruas e que outro pedido do seu mandato, que foi atendido, foi a instalação de uma creche. No entanto, ele solicitou uma escola e um posto de saúde que ainda não tem na localidade.

Rostand PB (PP) cobrou ações de mobilidade urbana, como exemplo do calçamento das ruas Lino Gomes Filho, Arruda Câmara, José Gomes de Farias, José Aranha, Iaiá Afonso Campos e outras ruas na localidade em que o vereador atua. Ele ainda citou a inauguração de uma ponte.

SAÚDE

Olímpio Oliveira (UNIÃO) falou da sua gratidão aos colegas que participaram da sessão especial alusiva ao Dia Mundial de Doenças Raras. Afirmando que, “ontem foi um ponto fora da curva, pelo número de vereadores que prestigiaram a sessão e que esta participação se torne uma prática”.

Falou ainda da Frente Parlamentar em defesa das doenças raras e autismo, que no ano passado teve grandes conquistas, e que foi a primeira a chegar ao presidente do Congresso Nacional a respeito do rol taxativo.

“Hoje já temos uma demanda reprimida na FUNAD, fila de espera de mais de 1.600 pessoas que esperam um laudo que ateste o Transtorno do Espectro Autistas – TEA. Para o início do tratamento vai depender do laudo. Tanto se fala no estado em mutirão de cirurgias, por não um mutirão para atender as milhares de mães que aguardam com angústia um laudo”.

Carol Gomes (UNIÃO) agradeceu a presença de todos na sessão especial do dia de ontem e clamou para que as ações necessárias sejam colocadas em prática. A vereadora reafirmou o convite aos vereadores, para participar da Frente Parlamentar Em Defesa Das Pessoas com Doenças Raras e Autismo.

Em relação ao diagnóstico dos autistas, Carol informou que existe uma lei que prevê a criação do núcleo campinense de intervenção precoce, para ser instalada na maternidade ISEA. O objetivo é que as crianças nascidas na maternidade sejam encaminhadas para o lugar correto do seu acompanhamento. Em Campina Grande, ela também informou sobre o CAPSINHO, fundado em 2006 ainda na administração de Veneziano, que possui um Centro de Intervenção Precoce, para receber crianças que precisam das intervenções nos primeiros anos de vida.

Janduy Ferreira (PSDB) tratou a respeito da importância da sessão realizada no dia de ontem, com a participação de diversos vereadores e mencionou alguns avanços também no âmbito político.

Fabiana Gomes encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária da próxima terça-feira (21), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

A Câmara Municipal de Campina Grande transmite as sessões, ao vivo, por meio do Portal da Câmara (camaracg.pb.gov.br), Rádio e TV Web do Legislativo, no YouTube e Facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo