DestaquesEducação

I Jornada de Escolas em Tempo Integral reúne educadores no Teatro Rosil Cavalcanti

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta terça-feira (5) a I Jornada de Escolas em Tempo Integral para profissionais da Rede Municipal de Educação que trabalham nas unidades de ensino integral. O evento aconteceu no Teatro Rosil Cavalcanti.

A programação foi iniciada com a apresentação do Coral de Flautas e Vozes da Escola Estudante Leonardo Vitorino, primeira escola em tempo integral da rede municipal. Em seguida, os alunos do 5º ano da Escola Ceai João Pereira de Assis, orientados pela professora Rosicleide de Almeida, apresentaram a peça “Uma carta para filó” com. Uma extensa programação foi desenvolvida para falar sobre a trajetória do Programa Escola em Tempo Integral, Currículo diversificado e nutrição.

Para a secretária-executiva de Educação, Socorro Siqueira, a ampliação do programa significa a efetivação do ensino integral na rede de ensino.

“A gente sabe que falar da educação em tempo integral é falar de direitos, é a garantia que a gente tem que proporcionar aos nossos estudantes. Sabemos que o prefeito Bruno e o secretário Asfora não medem esforços para garantir esse direito. Então, a orientação é ampliar o ensino integral na nossa rede e o que a gente viu aqui no evento é o compromisso também de todos os nossos gestores das escolas que já estão sendo beneficiadas com o Programa de Escolas em Tempo Integral”, destacou.

A diretora de Apoio às Escolas, Ana Lúcia Fernandes, explicou que a proposta é triplicar o número de alunos atendidos pelo ensino integral no ano letivo de 2024.

“Todos que participaram do evento sabem de como tudo iniciou. O ensino integral começou na escola Leonardo Vitorino e, em 2022, recebemos a missão de ampliar o programa. Passamos de 189 alunos, em 2022, em ensino integral para 700 alunos, em 2023, e nossa projeção para 2024 é beneficiar aproximadamente 2 mil alunos. Isso tem sido possível graças ao esforço da equipe técnica da Seduc”, pontuou.

Unidades que integram o programa Escola em Tempo Integral
•EMEF Ceai Elpídio de Almeida – Ramadinha
•EMEF Manoel da Costa Cirne – Pedregal
•EMEF Lions Prata – Catolé
•EMEF Selma Agra Vilarim – Cruzeiro
•EMEF Félix Araújo – Catolé
•EMEF Estudante Leonardo Vitorino – Pedregal
•EMEF Luiz Joaquim Avelino – Araxá
•EMEF Petrônio Figueirêdo – Pedregal
•EMEF José Tavares – Santo Antônio
•EMEF Ceai João Pereira de Assis – Catolé
•EMEF Lúcia de Fátima Gayoso – Lauritzen

Sobre o Programa Escola em Tempo Integral

Em 2021, a Rede Municipal de Campina Grande contava com apenas uma escola em tempo integral, a Leonardo Vitorino. Em 2023, Campina Grande já conta com 700 estudantes atendidos de 11 escolas participantes com 24 turmas ativas.

Os estudantes atendidos em escolas que integram o programa contam com uma carga horária diária de pelo menos 7h, de atividades com três refeições diárias garantidas pela Secretaria Municipal de Educação.

A projeção para 2024 é que a Seduc supere a meta do Ministério da Educação, que prevê para o próximo ano 996 estudantes em tempo integral. A estimativa da coordenação do programa é que já no início do ano letivo, 1.825 estudantes estejam matriculados no ensino integral em 16 escolas, com 60 turmas ativas.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo