Cotidiano

INCENTIVO À PRODUÇÃO: Prefeitura garante ajuda aos agricultores familiares, com preparação do solo para plantio da safra 2022

A Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Secretaria de Agricultura (Seagri) deverá atender uma média de duas mil famílias de agricultores familiares, na preparação do solo, com vistas à safra agrícola de 2022. O trabalho de aragem da terra, iniciado neste mês de fevereiro, se estenderá até o próximo mês de julho, beneficiando pequenas propriedades rurais dos distritos, sítios, povoados e assentamentos familiares do Município.

Ao dar esta informação, o secretário municipal da Agricultura, Renato Gadelha, acrescentou que as previsões meteorológicas para este primeiro semestre de 2022 indicam que haverá volume de chuva acima da média histórica para a região da Borborema, a partir do fim de fevereiro para o início de março.

No entendimento do titular da Secretaria da Agricultura, mesmo que as previsões da Meteorologia se configurem pela metade, o inverno será favorável para a agricultura. “Teremos, este ano, um inverno satisfatório, o suficiente para que os agricultores do nosso município obtenham bons lucros que garantam o sustento de suas famílias”, avaliou Renato Gadelha.

As culturas agrícolas predominantes na zona rural de Campina Grande são feijão, fava, milho, batata e, em algumas áreas, as famílias cultivam hortifrutigranjeiros variados. Elas reservam parte da produção para sua própria sobrevivência e comercializam o excedente em feiras livres e mercadinhos de bairros.

De acordo com o plano de trabalho que está sendo traçado pelos técnicos da Seagri, a operação “Corte de Terra” vai atender todos os pedidos feitos pelas famílias de agricultores da zona rural de Campina Grande. As ações estão, neste primeiro momento, concentradas na região do Distrito de Catolé de Boa Vista, onde s cortes têm que ser feitos antes do início do inverno, por se tratar de área de massapê.

Naquele setor, serão atendidas as comunidades dos sítios Salgadinho, Lucas, Estreito, Boi Velho, Queimada da Ema, Alto do Alegre e Açude de Dentro, além dos assentamentos Antônio Eufrozino, Vitória, Venâncio Tomé, Pequeno Richard e Paus Brancos.

Na região do Distrito de São José da Mata, o corte de terra será executado nas propriedades rurais das comunidades do Gaspar, Félix Amaro, Serrotão, Cajazeiras, Capim Grande, Castelo, Serra de Joaquim Vieira, Monte Alegre, Covão, Bosque, Tambor e Quebra Quilos. O Distrito de Galante será igualmente beneficiado com a operação “Corte de Terra”, com o atendimento a todas as suas comunidades, a exemplo das de Santana, Jorge de Cima, Jorge de Baixo, Tatu e Serra Velha. O calendário está em fase de confecção.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo