DestaquesSaúde

ISEA: Banco de Leite Humano promove Semana de Doação do Leite Materno

 

O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), iniciou as ações da Semana Estadual de Doação do Leite Humano com uma vasta programação, e que terá o seu ápice na próxima sexta-feira, 19, com a comemoração do Dia Mundial da Doação de Leite Humano.

A data representa um momento especial de sensibilização e de promover debates junto à sociedade sobre a importância da doação de leite humano, assim como uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno e estímulo à doação de leite humano na cidade.

A mobilização também tem como objetivo sensibilizar a população para a relevância da doação de leite humano para ajudar a salvar a vida dos bebês prematuros internados nas unidades de terapia intensiva neonatais de toda Campina Grande, já que o banco de Leite Dr. Virgílio Brasileiro é o único que abastece todos os hospitais que possuem UTI neonatal na cidade.

“O nosso Banco de leite arrecadou no mês de abril em média 227 litros de leite humano, volume insuficiente para alimentar todos os bebês, já que a demanda é de aproximadamente 300 litros pra ter um estoque satisfatório. Atualmente a distribuição tem sido intensificada, pois o número de bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva, Berçário Intermediário e na Ala Canguru de nossa maternidade está crescente, sem contar com o aumento da demanda dos outros hospitais que também damos suporte”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano do ISEA, Luciene do Nascimento.

O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.

“Portanto, toda mulher que estiver com excedente de leite e com saúde, pode ser uma possível doadora, ajudando assim essas famílias a levarem seus filhos com saúde pra casa. Quem não pode doar leite, pode ajudar doando frascos de vidros de 200 a 500 ml com tampas de plástico, pois estes são os recipientes apropriados para a coleta, o armazenamento, a pasteurização e distribuição do leite doado”, conclui Luciene.

A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, bioquímicas, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, técnicas de enfermagem e de lactação, que realizam o cadastramento de doadoras, a coleta, análise, pasteurização e a distribuição de leite humano ordenhado. A equipe também auxilia mulheres com dificuldade em amamentar e faz a coleta até em domicílio.

O BLH Dr. Virgílio Brasileiro já recebeu quatro vezes a certificação padrão ouro da Rede Íbero-Americana de Bancos de Leite Humano. O telefone do BLH é o 3310-6356 e através dele é possível realizar o agendamento para a coleta domiciliar ou na maternidade, além de tirar dúvidas e receber a suplementação de leite, no caso das mães cujos filhos precisam de mais leite materno do que elas podem produzir.

Potes de vidro – Para a sociedade em geral, é possível fazer a doação de potes de vidro para o armazenamento do leite. Os potes de vidro devem ter de 150 ml a 500 ml e precisam ser com tampa de plástico, pois as tampas de metal oxidam e contaminam o leite, tendo que ser descartado.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo