Saúde

ISEA promove roda de conversa para reflexão sobre cartilha de saúde mental e trabalho

 

A Coordenação de Psicologia e o Núcleo de Estágio, Pesquisa e Educação Permanente (NUPEP) do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) realizaram nesta quarta-feira, 08, uma roda de conversa com os coordenadores da maternidade, para a divulgação da cartilha “Saúde Mental e Trabalho: Riscos e Prevenção”.

O material foi elaborado pela equipe do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), e foi apresentado à equipe do ISEA pela assistente social Norma Sueli Guimarães e pelo psicólogo organizacional e do trabalho, Eduardo Morais, ambos do Cerest.

O objetivo desta cartilha é trazer informações e orientações aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e equipes de saúde acerca da prevenção de adoecimentos e riscos no contexto do trabalho, especialmente aqueles que podem afetar e contribuir para o surgimento de sofrimento e adoecimento mental no trabalho.
Além disso, o objetivo é contribuir para o enfrentamento dos índices cada vez mais preocupantes de adoecimento mental relacionado ao trabalho, possibilitando o acolhimento, diagnóstico, notificação e encaminhamentos necessários para o cuidado integral do trabalhador.

Também foi discutido nesta roda de conversa o que é a saúde mental do trabalhador e de como dar o suporte necessário para aqueles que buscam ajuda, incentivando a prevenção de doenças psicológicas que o trabalho em um hospital possa trazer para este profissional e de como realizar a intervenção no surgimento de casos de adoecimento mental.

“Essa parceria com o Cerest é fundamental para as atividades de promoção da saúde e prevenção dos adoecimentos no trabalho. Também é extremante importante para as capacitações com todas as equipes do ISEA” explicou o coordenador do setor de psicologia, Gustavo Chaves.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo