DestaquesPolítica

Jardim Botânico da Universidade Estadual da Paraíba é tema da Tribuna Livre na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Vereador Marinaldo Cardoso, anunciou o uso da Tribuna Livre pelo senhor Arnaldo Bezerra de Menezes, diretor do Jardim Botânico, para apresentar as atividades promovidas pelo Jardim Botânico da Universidade Estadual da Paraíba.

Arnaldo Bezerra (Foto) – Saudou a todos e fez uma retrospectiva sobre o surgimento do Jardim Botânico da Universidade Estadual da Paraíba, o qual, inicialmente, era um projeto de extensão, mas, depois, passou a ser um programa institucional. A partir daí iniciou-se o trabalho de promoção de conhecimento e de arborização da cidade de Campina Grande. Disse também que a prefeitura conseguiu um terreno e transferiu o horto para o novo local, além de ter devolvido a área de piscicultura, permitindo a criação de um projeto maior, o Jardim Botânico, com regimento legal.

Arnaldo Informou que o Jardim Botânico está localizado às margens do açude de Bodocongó, em áreas protegidas, com coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas, identificadas e documentadas, com a finalidade de fomentar o conhecimento e a conservação da biodiversidade do patrimônio genético, associado ao conhecimento tradicional em consonância com às políticas municipais, estaduais e nacionais do meio ambiente. Como também, desenvolver as ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional, destinadas a preservação, conservação, restauração e educação ambiental, relativas aos remanescentes da flora do bioma caatinga e demais biomas brasileiros. Atendendo assim sua função social, em suas diversas dimensões, quais sejam: científicas, educacional, estatística, histórica, antropológica, sociológica e ambiental.

Por fim, citou que o Jardim Botânico é filiado a Aliança de Jardins Botânicos Brasileiros, a Rede Latino Americana de Jardim Botânico e a Rede Brasileira de Jardim Botânico. Além disso, informou que foi filiado ao Jardim Botânico Conservation International de Londres, que representa os jardins botânicos do mundo inteiro, e que estará recebendo recursos para trabalhar com espécies da caatinga, sendo a espécie escolhida (inicialmente): Cumaru.

O professor Elymarques Nunes – Disse que o Jardim Botânico é grandioso e convidou a todos para conhecer pessoalmente a proposta. Relembrou que na pandemia não houve a efervescência no Parque do Povo e, com isso, deixou um vazio na cidade. Pontuou que o Jardim Botânico poderá ser uma nova atração para a cidade, como os eventos festejados no Parque do Povo, para a população e para os turistas.

Também falou sobre a ausência de áreas verdes na cidade, sendo o jardim uma opção ecológica e ambiental para Campina Grande. Refletindo em uma visão mundial de preservação da natureza. Por fim, acrescentou que existem ações sendo realizadas em mais 14 municípios, além de Campina Grande, e que os gestores municipais estão preocupados com a questão ambiental e com a ausência de áreas verdes em seus  municípios.

 

O vereador Alexandre Pereira falou sobre a importância desse momento e da explanação do projeto do Jardim Botânico, disse que gostaria de um informativo sobre os reconhecimentos relacionados ao jardim para que os vereadores divulgassem essas boas notícias.

 

Arnaldo informou que está dialogando com a SUDEMA para transformar a área do açude de Bodocongó em uma área de unidade de conservação. Explicou que não foi divulgado, O Jardim Botânico, devido aos problemas relacionados a pandemia.

O vereador Saulo Noronha parabenizou pelas ações e solicitou que as mesmas se estendam na ‘’Mata do Birô’’ e perguntou se o cidadão que quiser plantar uma árvore na sua calçada pode ir ao horto em busca de mudas. Arnaldo informou que pode e que no local existe uma equipe qualificada. São disponibilizadas duas mudas para cada pessoa e que a mesma deve responder um questionário para haver uma orientação correta, assim como um termo de responsabilização. O vereador Saulo também acrescentou que o ex-vereador Lula Cabral, tinha a ideia de plantar árvores frutíferas nas zonas urbanas e questionou se esse projeto é viável. O palestrante disse que pode ser viável desde que se crie uma cultura da população para conviver com as árvores e que gostaria de realizar esse projeto em algum bairro do município. O mesmo informou que existe um dado nos EUA que diz que para cada dólar investido em arborização urbana, se economiza 7 dólares em saúde.

O vereador Alexandre relembrou que propôs uma lei. Esta diz que: Para cada venda de veículo, as empresas revendedoras devem plantar uma árvore. Disse que essa lei não está sendo aplicada, mas poderia ser um benefício.

O vereador Olímpio Oliveira reforçou que Campina Grande tem ausência de áreas verdes e de políticas públicas que protejam o meio ambiente, destacando que a preocupação ambiental é pertinente. Pontuou, por exemplo, a revogação do Parque do Poeta pelo Governo do Estado, através de decreto. Também disse que em 2013 quase que foram derrubadas 200 árvores para colocar no canteiro paradas de ônibus, e que só não aconteceu devido uma lei de sua autoria que tombou o conjunto arbóreo.

Ressaltou também que vê como positivo o projeto do Jardim Botânico, sobretudo porque tem a universidade à frente dos trabalhos, mas queria ter como informação se dentro da área delimitada existem pontos para desapropriação ou ocupações. Por fim, deixou mensagem para os terraplanistas, dizendo que os mesmos devem ir até a Baía da Traição para ver as dezenas de casas que estão sendo tragadas pelo mar.

Concluindo a tribuna livre, Arnaldo Bezerra solicitou a Casa Legislativa que os gestores se comprometam a cuidar das pessoas, cuidando da natureza e do meio ambiente. Elymarques disse que enquanto UEPB, enquanto conselheiro do Ensino, Pesquisa e Extensão, se coloca à disposição da Câmara de Vereadores de Campina Grande para contribuir com todas as informações necessárias a respeito dos projetos realizados.

O presidente Marinaldo Cardoso encerrou a Tribuna Livre e informou que o projeto será apreciado e posto em votação na próxima sessão.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

 

DIVICOM/CMCG

Foto: Josinaldo Costa

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo