Política

Kim usa órgão da AGU para denunciar Lula por ‘desinformação’

 

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) protocolou nesta quinta, 26, uma representação na Advocacia-Geral da União (AGU) sob a alegação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dissemina “desinformação” ao afirmar repetidamente que Dilma Rousseff sofreu “golpe de Estado”. A petista foi alvo, em 2016, de impeachment.

 

No documento, Kim pede que a declaração de Lula seja analisada pela recém-criada Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, que, de acordo com o governo, elaborará ações contra desinformação. Como mostrou o Estadão, especialistas veem riscos na atuação do órgão e alertam que não há no ordenamento jurídico o conceito de desinformação.

“Quando o presidente da República passa a dizer, publicamente, que o impeachment – procedimento constitucionalmente previsto e parte indissociável do sistema de freios e contrapesos – é um ‘golpe’, a população fica desorientada a respeito do funcionamento das instituições democráticas e do arcabouço constitucional”, diz texto. Procurada, a AGU não comentou a postagem.

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Foto: © Reprodução/YouTube



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo