DestaquesParaíba

Livro infantil sobre inclusão de crianças autistas será lançado na Apae/JP na quinta-feira, dia 5

 

No universo da literatura infantil, encontrar obras que abordam temas complexos de maneira acessível e sensível é como descobrir preciosidades. E esse foi o ponto de partida para o lançamento do primeiro livro da fonoaudióloga Tatianna Wanderley. Em “Tatinha, João Blue & Amanda Pink em: O Mundo do Autismo”, ela aborda questões observadas ao longo de 20 anos de experiência no atendimento a crianças neuroatípicas. O lançamento está marcado para a próxima quinta-feira (5/10), às 19h, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no bairro dos Bancários, em João Pessoa, como parte da campanha de doação que será iniciada pela entidade na mesma data.

À frente de uma rede de clínicas multidisciplinares que atende, principalmente, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Tatianna amadureceu, ao longo dos anos, a ideia de criar a obra. “O livro conta a história de três personagens que se aprofundam no mundo do autismo e fazem uma viagem pelo universo do desenvolvimento infantil”, explicou. “Nesse mundo azul, os personagens encontram ‘Bernardo’, um personagem inspirado em um dos pacientes atendidos por mim. Através do respeito, aceitação, afeto e carinho, Bernardo consegue se conectar com os personagens Amanda Pink e João Blue”, complementou.

“O principal objetivo do livro é mostrar que o autismo faz parte do nosso mundo e não é um ‘à parte’. É uma obra didática, que trata da questão de relacionamento e que ensina crianças a formarem laços com as outras. Isso tudo fazendo a inclusão acontecer de maneira natural e, respeitosamente, como tem que ser”, reiterou a fonoaudióloga.

Lançamento
“Escolhemos a Apae para lançamento do livro porque a entidade é uma grande parceira nossa. Além disso, vamos doar 100 exemplares da obra para a campanha de doação que a Associação vai realizar. O valor arrecadado com a venda desses livros doados será destinado à Apae”, destacou Tatianna Wanderley.

“Tatinha, João Blue & Amanda Pink em: O Mundo do Autismo” é apenas a primeira edição de uma série de livros que a autora pretende escrever sobre inclusão de crianças com transtornos, síndromes e outras atipicidades. “Já tenho o próximo volume em mente. Vamos abordar, com a mesma delicadeza, o universo da Síndrome de Down, desmistificando alguns mitos”, finalizou.

Segundo o Centro de Controle de Prevenção e Doenças (CDC), órgão que é a principal referência mundial a respeito da prevalência de autismo, no ano de 2023, a população de autistas cresceu em 2,8%, saindo de 1 em 44 pessoas para 1 em 36, diagnosticadas com TEA.

Assessoria de Imprensa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo