Mundo

“O conflito no Médio Oriente pode colocar problemas sérios a Putin”

 

Mais de um ano e meio depois da invasão das tropas russas na Ucrânia começarem, a 24 de fevereiro de 2022, o historiador José Milhazes publicou ‘A Mais Breve História da Ucrânia’, em parceria com o historiador ucraniano Vladimir Dolin.

O também jornalista, que foi correspondente em Moscovo,  na Rússia, e colaborou com publicações como a BBC e a RFI, fala não só sobre o livro e a “resistência” ucraniana que tem vindo a ser fundamental para este conflito, como também da influência da mais recente guerra no Médio Oriente – e na importância que esta poderá ter no conflito no leste europeu.
‘A política de Putin’ é um pouco a política de Hitler, que ia avançando aos bocados e depois quando viu que tinha perante si um Ocidente impotente, decidiu conquistar tudo – mas perdeu.

O livro fala sobre as batalhas constantes que os ucranianos tiveram de travar interna e externamente. Fala, nomeadamente, que “Ucrânia” significa “terra de fronteiras” em eslavo antigo. Milênios depois, o país quer fazer jus ao seu nome, mas esta ideia ainda não está bem assente em Moscovo. Aponta não só o apoio internacional como “vital” para esta guerra, mas também o do povo. Acredita que esta resistência se vai manter ao longo do tempo, ou vai esmorecer? E tal como se lê no poema ‘Testamento’, de Taras Shevchenko, que inicia a publicação, a Ucrânia vai sempre acreditar que “o sangue vil, inimigo” será levado “para o fundo do mar”?

 

Notícias Ao Minuto

Foto:© Global Imagens



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo