Saúde

Oftalmologista alerta para os riscos da exposição prolongada a aparelhos eletrônicos

Durante os meses que antecedem a Copa do Mundo, há um aumento na venda de aparelhos eletrônicos, como televisores, tablets e smartphones. Pesquisa divulgada no final do ano passado pela GFK revelou que 32% dos entrevistados pretendiam comprar uma TV de tela fina, 30% iriam adquirir um smartphone e 24%, um notebook.

No entanto, é preciso ficar atento. O uso contínuo dessa tecnologia pode ser prejudicial à visão. Segundo o oftalmologista do H. Olhos, Pedro Antonio Nogueira Filho, a exposição prolongada em frente ao computador ou a televisão pode acarretar em alguns sintomas como cansaço visual, vermelhidão, ardência, lacrimejamento, incômodo à claridade, embaçamento visual, sensação de peso nas pálpebras, entre outros.

O problema mais comum é conhecido como Síndrome da Visão Cansada, causada pela fixação das vistas na tela dos aparelhos que emitem luz durante muito tempo. É comum que o torcedor permaneça em estado de concentração (Atenção Ativa), o que resulta no aumento do tempo entre as piscadas e no ressecamento ocular. “Quando o usuário não pisca, a córnea fica hipersensível e gera os sintomas acima já citados. Quando a ocorrência e de longa data a córnea se torna menos sensível e isso pode levar até às inflamações e ulcerações”, completa o especialista.

Para evitar esses transtornos, o Dr. Pedro Antônio dá algumas dicas:

ü  Fazer pausas a cada meia hora de uso – o que significa realmente sair da frente do computador ou da televisão;

ü  Olhar pela janela ou para um ponto distante da casa;

ü  Procurar piscar mais;

ü  Evitar brilhos ou reflexos na tela mudando o ângulo de inclinação ou mesmo usando protetores de tela ou tela plana;

ü  Evitar ar condicionado ou ventilador direto sobre o rosto;

ü  Manter iluminação ambiente adequada.

ü  A distância ideal para assistir TV deve ser de dois metros;

ü  Monitores e telas acima da linha do olhar devem ser evitados, pois podem provocar um ressecamento maior, já que nesta posição é preciso manter os olhos mais abertos.

Sobre o H.Olhos

O H.Olhos (Hospital de Olhos Paulista) é o mais moderno centro de saúde ocular de São Paulo e um dos maiores do Brasil. O prédio possui 13 andares, sendo dois inteiramente destinados à cirurgia ocular com equipamentos oftalmológicos de última geração. É um complexo hospitalar completo: consultórios, centro de diagnóstico, de auxilio óptico, visão subnormal e cirúrgico, ala infantil, apartamentos para internação, pronto socorro, adaptação de lentes e espaço para eventos.

Contato: (11) 3050-3030 – Site: http://www.holhospaulista.com.br/hospitaldeolhos/



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo