Curiosidades

Pagamento do imposto de renda 2014 deve ser feito em uma parcela, orientam economistas da Serasa Experian

O consumidor que precisa acertar as contas do Imposto de Renda (IR) 2014 com a Receita Federal deve realizar o pagamento à vista ou, no máximo, em duas parcelas. Essa é a recomendação dos economistas da Serasa Experian para que o contribuinte não arque com a cobrança de juros que incide sobre o pagamento parcelado. Isso porque a perspectiva para os próximos meses é de que a taxa de juro básicos da economia, a Selic, esteja elevada. Ela é a taxa de juros usada pela Receita para corrigir as parcelas do imposto.

Com juros mais altos, o consumidor pagará uma prestação muito maior em novembro, por exemplo, mês em que termina o prazo para saldar a dívida. O vencimento para o pagamento da cota única ou da primeira parcela do IR 2014 é em 30 de abril.

Pelas regras da Receita, o pagamento do imposto devido pode ser feito à vista ou em até oito parcelas, a vencer no último dia útil de cada mês. Quem deve até R$ 100 paga a cota única. Acima desse valor, no caso de parcelamento, os valores mensais não podem ser menores que R$ 50. O valor da cota única ou primeira parcela não sofre correção. Já a partir da segunda, o montante é reajustado em 1% a cada mês, mais a taxa Selic acumulada mensalmente. De acordo com os economistas, é importante que o consumidor faça as contas e analise se há a possibilidade de liquidar o débito em pouco tempo.

Uma alternativa é utilizar os recursos investidos na poupança. Os economistas da Serasa Experian afirmam que é mais vantajoso resgatar o dinheiro e pagar o Imposto de Renda a ficar com ele aplicado e quitar as pendências com a Receita Federal por meio das oito cotas mensais.

Para quem está apertado e vai precisar parcelar, a orientação é tentar fazer o pagamento no menor número possível de cotas. Assim, o contribuinte também evita arcar com correções muito altas. É importante lembrar que ao parcelar, o consumidor precisa estar atento à data de vencimento, pois o pagamento fora do prazo terá multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20%.

Você também lê esta notícia em:

http://noticias.serasaexperian.com.br/

 Equipe de Relações com a Imprensa

Ana Greghi 5511 2847-9504 ana.greghi@br.experian.com Indicadores Econômicos, Cadastro Positivo, Serviços ao Consumidor e Educação Financeira
Luiz Hidalgo 5511 2847-8433 luiz.hidalgo@br.experian.com Indicadores Econômicos, Serviços de Crédito, Certificação Digital, Desenvolvimento Humano e TI
Tariana Machado 5511 2847-8428 tariana.machado@br.experian.com Indicadores Econômicos, Plataformas de Decisão baseadas em Análises, Fraude e Serviços de Marketing
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com Indicadores Econômicos, Serviços ao Consumidor e Educação Financeira
Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com Gerente Executiva de Relações com a Imprensa

 SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para facilitar e ampliar o acesso do consumidor a seus dados, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

http://www.serasaconsumidor.com.br/

 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo