DestaquesParaíba

Paixão de Cristo de Cuité inspira rota turística no Curimataú paraibano

 

O espetáculo “Paixão de Cristo”, da cidade de Cuité, reúne a cada edição um número expressivo de pessoas que vão ao município prestigiar a montagem teatral. A peça foi criada em 1992 pelo Grupo TEAC, mas desde 2014 tem sido produzida pela Companhia Cuiteense de Teatro que trouxe algumas inovações projetando e divulgando o espetáculo para toda a Paraíba.

A peça é apresentada durante a Semana Santa na nascente Olho D’Água da Bica, localizada no Campus da UFCG, no município. A montagem envolve cerca de 300 pessoas na produção e um público estimado em 4 mil espectadores por noite. De acordo com Ismael Moura, dramaturgo e diretor do espetáculo, o número de pessoas que assistem à peça aumenta a cada edição. “Todos os anos temos caravanas novas e isso nos deixa muito felizes em ver que o nosso projeto, o nosso espetáculo está passando a mensagem não só de amor e fé, mas a impressão de um grande trabalho de arte e cultura que encanta não só os cuiteenses, não só os paraibanos, mas caravanas que vêm do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, como aconteceu no ano passado”, explicou o diretor.

Devido à sua importância e representatividade cultural na região foi criado em 2024 a rota turística “Caminhos da Paixão”, o primeiro roteiro de turismo religioso da Paraíba. A proposta é incentivar as atividades desse gênero potencializando a cidade de Cuité como um atrativo para a geração de renda. De acordo com Sílvia Guimarães, turismóloga e Agente de Desenvolvimento do Turístico do SEBRAE-PB da Região do Curimataú, a peça inspirou o roteiro porque “é um evento profundamente enraizado na tradição religiosa, sendo muitas vezes apresentado em locais com significado histórico e cultural. O roteiro ‘Caminhos da Paixão’ pode incorporar esses locais sagrados, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar e vivenciar o patrimônio cultural e religioso associado à história bíblica”, enfatizou Sílvia.

Além de assistir ao espetáculo, durante a semana santa o turista vai visitar outros locais na região que estão relacionados ao tema religioso, além das paisagens naturais de Cuité. O trajeto inclui as visitas pelo Cruzeiro de São Manoel da Paciência, as capelas do Monte da Nossa Senhora da Saúde e da Fazenda Jacú, os atrativos como o Sítio Bujari e os mirantes com suas paisagens de belezas naturais. Ainda durante o passeio, o visitante vai conhecer o Museu do Homem do Curimataú, o trabalho dos artesãos locais e realizar um passeio pelos castelos que são cenários da peça “Paixão de Cristo”.

Para Sílvia Guimarães, esse roteiro de turismo religioso pode potenciar outras formas de obtenção de renda na região do Curimataú paraibano, como “a venda de produtos relacionados à fé, organização de eventos especiais, ou parcerias com empresas locais para oferecer serviços adicionais, a exemplo da comunidade do Bujari, que está integrada ao roteiro, permitindo ao turista vivenciar as experiências também da ruralidade, cultura local, além de dar oportunidade para o grupo de artesãs Árvore do Tricô venderem seus produtos”.

O pacote para o roteiro turístico “Caminhos da Paixão” já está disponível ao público. Outras informações sobre o roteiro podem ser obtidas pelo Instagram @caminhosdapaixao ou pelo número (83) 99686-7831. O espetáculo “Paixão de Cristo” vai ser apresentado entre os dias 28 e 30 de março, na nascente Olho D’Água da Bica, Campus da UFCG, e os ingressos já estão disponíveis em sympla.com.br. As novidades sobre a peça estão em @paixaodecristocuite, no Instagram.

Assessoria de Comunicação

Foto: Lucivan Lucas



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo