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Pioneirismo: Campina é o primeiro Município da Paraíba a realizar avaliação 100% digital na Rede de Educação

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou a aplicação de avaliações 100% digitais na Rede Municipal de Ensino. As avaliações do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama), que até então eram aplicadas através de cadernos de questões impressos em papel, agora passam a ser realizadas com o uso dos chromebooks, entregues em março deste ano a todas as escolas municipais.

O Secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, explica a importância do Sama Digital no contexto da Rede Municipal de Educação. “Campina Grande é a primeira (cidade) da Paraíba, pioneira a fazer essa avaliação 100% digital sem uso de papel, economizando e poupando a natureza, sem precisar de demanda gráfica e sem custo para o erário. E o mais importante de tudo isso, que é a agilidade na resposta, no resultado do exame feito. Para se ter uma ideia, a gente está ganhando, pelo menos, seis meses que, quando era feito em papel, era o tempo que a Secretaria levava para consolidar os dados e direcionar as políticas de aprendizagens e políticas pedagógicas da nossa Rede. Hoje, até mesmo durante as provas, à medida que os estudantes vão respondendo, nossa base de dados vai sendo atualizada e a gente vai tendo conhecimento da realidade da Rede Municipal, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática”, ressalta.

Para o processo de digitalização das avaliações, a equipe de TI desenvolveu dashboards – que são paineis de visualização de dados – para auxiliar professores no planejamento do conteúdo. “O Sama Digital faz parte de um processo, onde com o uso dos chromebooks nós conseguimos ter respostas em tempo real. O dashboard foi desenvolvido aqui na Seduc, onde a partir da aplicação, os resultados são entregues de forma imediata. Além de estarmos investindo em equipamentos, investimos na formação dos professores e, com essas ferramentas de auxílio pedagógicos, nossas equipes conseguem planejar aulas para atingir as habilidades e contemplar as questões inerentes à base nacional comum curricular”, afirma o gerente de Estatística e Informática da Seduc, Cayque Silva.

O Sama

A gerente de Avaliação Educacional, Silvia Regina da Mota Rocha, explica a importância do Sama. “A Seduc criou esse sistema em cumprimento ao que preconiza a LDE 9.394/96 e o Plano Municipal de Educação, regulamentado pela lei 6.050/2015. O Sama tem como referência a Base Nacional Comum Curricular e Currículo local e permite o desenvolvimento de indicadores de qualidade da educação, na medida em que é pautado na identificação dos níveis e aprendizagens e suas defasagens para intervenção pedagógica”, explica.

Além do impacto pedagógico, a inovação também repercute de forma ambientalmente sustentável. “O Sama Digital vai permitir a expansão do Sama na Rede. A Seduc vai ter mais celeridade na efetivação da aplicação e a sistematização das devolutivas, que no processo analógico é muito mais demorado. E do ponto de vista da sustentabilidade do planeta, só nesta etapa da aplicação de avaliações para turmas do 2º e 9º ano, a gente deixa de utilizar mais de 139,2 mil folhas de papel”, destaca.

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