Curiosidades

Pragas Urbanas: clima quente favorece aparecimento de baratas

Existem cerca de quatro mil espécies deste animal que vive na terra há mais de 325 milhões de anos, porém apenas algumas infestam casas. Com a aproximação do verão, as baratas, talvez um dos insetos que mais causam repulsa nas pessoas, tendem a sair das redes de esgotos e subir à superfície em busca de comida, água e abrigo.

Por isso, o controle desta praga urbana é essencial, já que ela traz riscos à saúde das pessoas. Quando andam, deixam rastros de fezes, que utilizam para encontrar o caminho de volta. Além de serem espessos, esses rastros podem causar manchas e odores. As proteínas na saliva e nos restos da barata também podem causar alergias e agravar a asma. Uma das doenças mais comum transmitida pela barata é a Hepatite A, que ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Outra enfermidade é a febre tifoide. Elas também transmitem doenças mais conhecidas como a tuberculose, conjuntivites, infecções urinárias, lepra e pneumonia, por isso é sempre bom ficar atento em proteger os alimentos.

De acordo com Fernando Bernardini, coordenador de Desenvolvimento de Produtos da unidade de Saúde Ambiental da Bayer CropScience para o Brasil e América Latina, como estes insetos se alimentam da gordura acumulada nos dutos, que invariavelmente contém bactérias e patógenos, elas se tornam vetores quando entram nas residências.

“A mesma barata que habita o esgoto, é a doméstica, é a cascuda e é a voadora. Baratas sempre irão existir. E com a chegada das chuvas, elas encontram em nossas casas o refúgio perfeito”, explica Bernardini, avisando que elas chegam tanto por ralos, como portas e janelas. “Baratas não são boas voadoras no verão com aumento da temperatura elas planam com maior facilidade”.

O primeiro passo é vedar o acesso, ou seja, “devemos manter ralos fechados enquanto não estamos usando os banheiros e fechar frestas e buracos. Outra dica é deixar os lixos bem fechados e manter sempre limpos os quartinhos da bagunça, quintais e qualquer lugar que ofereça abrigo, como caixas de papelão e outros ambientes da casa. Isso se aplica também aos prédios, já que estes insetos sobem pela tubulação e paredes”, enumera Bernardini.

Solução Bayer CropScience

Para ambientes externos, Fernando Bernardini indica o uso do inseticida K-Othrine®, líquido de efeito residual que pode ser passado ao redor de janelas, portas, batentes e locais de passagem des insetos. O produto é a base de água e não tem cheiro. Outro produto recomendado é a isca Blattanex® Gel Mata baratas, aconselhado para gavetas, cantos, armários e ambientes internos. “Ambas as soluções são de ação imediata. Assim que elas passam pela aplicação dos produtos, morrem no mesmo dia”, finaliza.

Sobre a Bayer CropScience

A Bayer é uma empresa global com suas principais atividades concentradas nas áreas de saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience, subgrupo da Bayer AG e responsável pelo negócio agrícola, tem vendas anuais de EUR 8.819 bilhões (2013), sendo uma das maiores empresas do mundo em ciências e inovação nas áreas de sementes, proteção de cultivos e controle de pragas não agrícolas. Oferece uma excelente gama de produtos, incluindo sementes de alto valor, soluções para a proteção de cultivos baseadas em modos de ação químicos e biológicos, bem como extensivos serviços de apoio para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável. Na área de produtos não agrícolas, a Bayer CropScience tem um amplo portfólio de produtos e serviços para o controle de pragas, que abrangem desde aplicações de casa e jardim até para o segmento de reflorestamento. A empresa conta com uma força de trabalho global de mais de 22.400 colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, faz parte do Grupo Bayer, com mais 118 anos de atuação no País e aproximadamente quatro mil colaboradores. A Bayer CropScience, no Brasil, conta com mais de 1,6 mil colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo.
Para mais informações, acesse nosso site: www.bayercropscience.com.br e os nossos canais nas redes sociais:
Facebook (www.facebook.com/BayerCropScience.BR)
Twitter (@Bayer4CropsBR)
YouTube (www.youtube.com/BayerCropScienceBR)

Informações à imprensa

S2Publicom – Assessoria de Imprensa
Silvia Palharessilvia.palhares@S2publicom.com.br
Telefone: (11) 3531-4960 / 99261-3409
Carlos Nascimento Jr.carlos.nascimento@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027- 0210 / 98459-5253
Rogério Sousarogerio.sousa@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3531-4961 / 99995-8329
Eri Yoshiyeri.yoshiy@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3531-4958

Bayer CropScience – Comunicação América Latina
Elisandra Casarotielisandra.casaroti@bayer.com
Telefone: (11) 5694-7460 / 98238-2056
Daniele Figueiredodaniele.figueiredo@bayer.com
Telefone: (11) 5694-7398/ 98342-7520



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo