CotidianoDestaques

Prefeito participa da cerimônia de formatura de 67 novos guardas municipais

 

O prefeito Bruno Cunha Lima participou, na noite desta terça-feira, 14, no Teatro Municipal Severino Cabral, da cerimônia de formatura dos 67 novos concursados da Guarda Civil Municipal (GCM). Durante a solenidade, o prefeito anunciou a criação da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública, cujo projeto será encaminhado à apreciação da Câmara Municipal de Campina Grande. Segundo o prefeito, a futura secretaria vai contribuir para a segurança dos cidadãos de Campina Grande.

Bruno lembrou que, desde a época em que era vereador, já lutava para que o Poder Público Municipal assumisse a sua responsabilidade na contribuição em prol da segurança. Conforme relatou, a futura pasta será fundamental, na formulação de um planejamento específico para o setor.

Como alguns vereadores estavam presentes à solenidade, Bruno Cunha Lima pediu o apoio dos parlamentares para a aprovação do projeto destinado à causa da segurança pública. “Trata-se da formalização de um pleito de minha autoria, que já dura dez anos, pois, quando vereador, formulei requerimento neste sentido”, afirmou.

Em relação à Guarda Civil, anunciou a nomeação de todos os 67 formandos, os quais, em sua visão, obtiveram uma grande conquista, fruto de muito estudo, dedicação e compromisso com a população local. Diante disso, garantiu que muito ainda será feito em prol da GCM, como investimentos em equipamentos, armamentos e a implantação de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), para valorizar ainda mais a categoria. Antes do pronunciamento do prefeito, falou o coordenador da Guarda Civil, Rodolfo Emanuel, que desejou total sucesso aos formandos, além de parabenizá-los pela dedicação ao Curso de Formação recentemente realizado.

O coordenador ainda reconheceu o esforço da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima em valorizar a categoria, dotando-a de plenas condições de trabalho e com estrutura compatível com a sua finalidade. Ainda fizeram pronunciamentos, destacando a importância da Guarda Civil de Campina Grande, o secretário chefe de Gabinete, Gilbran Asfora; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marinaldo Cardoso; deputado estadual Sargento Neto, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba e que foi homenageado com o nome da turma; além da oradora oficial e formanda, Ana Carla Souto de Oliveira Gomes.

A mesa de autoridades ainda foi integrada pelo superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior; Iris Cavalcanti (presidente das Guardas Civis Municipais da Paraíba); e Magalhães Lourenço (Guarda Civil Municipal de Cabedelo). Também prestigiaram o evento os vereadores Dinho Papaléguas e Waldeny Santana; autoridades policiais; e os secretários Gisele Sampaio (Cultura), João Dantas (Executivo de Cultura) e Walker Neves (Semas). Houve a entrega da condecoração “Amigo da Guarda” ao superintendente da STTP, Carlos Dunga; ao vereador Marinaldo Cardoso; ao deputado Sargento Neto (que também recebeu a Medalha de Honra ao Mérito das Guardas Municipais); e ao prefeito Bruno Cunha Lima, que, além da condecoração “Amigo da Guarda”, recebeu uma medalha alusiva ao seu trabalho junto às Guardas Municipais. A filarmônica Epitácio Pessoa participou da programação com a execução dos Hinos Nacional e de Campina Grande.

Curso de Formação

O Curso de Formação para Guardas Municipais de Campina Grande (CFGM – 2022) iniciou as atividades em maio de 2022 e terminou em janeiro, contando com a participação de 67 alunos aprovados e classificados no Concurso Público para preenchimentos das vagas oferecidas pela Prefeitura de Campina Grande.

No curso, buscou-se a proposta de uma grade curricular atrelada aos termos do que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, determina. Foram ofertadas 47 disciplinas, distribuídas em 6 módulos, além de um estágio supervisionado, totalizando 1.086 horas de instruções teóricas e práticas.

Através da adoção de concepções modernas quanto à formação do profissional de segurança pública municipal e a introdução de norteadores pedagógicos, segundo parâmetros e características indispensáveis ao exercício da função de guarda municipal, o curso de formação preparou os alunos para promoverem ações que proporcionem uma investida objetiva no contexto da segurança pública local, com o propósito de assegurar atuações adequadas às necessidades sociais vigentes. Com o ingresso de novos guardas municipais em seu quadro de pessoal, a instituição espera alcançar metas que repercutem na melhoria da segurança, no aumento da qualidade de vida dos cidadãos, na proteção ambiental, na preservação do patrimônio público, na proteção dos servidores públicos municipais garantindo o bom funcionamento dos serviços em geral, dentre outros fatores.

Na última etapa da formação, os alunos participaram do Curso de Emprego de Equipamentos Letais. que consta como componente da matriz curricular proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. As aulas teóricas foram ministradas no Ginásio O Meninão e as aulas práticas, na Associação Shotgun de Tiro Esportivo, localizada no sítio Catolé de Zé Ferreira, zona rural de Campina Grande.

 

Texto: Timóteo de Sousa/Ionete Oliveira



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo