Cotidiano

Prefeitura divulga novidades para o Natal Iluminado 2022

 

Quatro estações, com conceitos pré-definidos e programação diversificada, são os destaques

A menos de uma semana para o lançamento do Natal Iluminado 2022, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), divulgou os conceitos por trás dos nomes escolhidos para as quatro estações, locais onde ocorrerão os momentos especiais da edição deste ano. A programação cultural completa da abertura também foi apresentada.

Visando não apenas o tradicional local onde ocorrem os festejos natalinos, que é o Açude Velho, neste ano teremos a Estação Itinerante Estrela de Belém. O nome faz alusão à luz que guiou os Reis Magos até o local exato onde estaria o Messias. Ela simboliza o caminho, o percurso, por isso ela faz referência aos locais onde o Natal será levado, a exemplo dos distritos de São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista.

Nesses pontos, mensagens de boas novas, brilho, luzes, festa, artistas mambembes e trupes natalinas serão garantidos.

Ainda neste aspecto de descentralização, o Teatro Municipal Severino Cabral volta a receber a programação natalina. Intitulado de Estação Reis Magos, o Teatro entra na simbologia daqueles de diferentes etnias que ofertaram presentes a Jesus: o ouro, em alusão à luz; a mirra, representando a imortalidade, e o incenso, relacionado à divindade. Lá, a arte chegará pela dança, música, teatralização, entre outras.

No Açude Velho, ponto turístico da Rainha da Borborema, duas serão as estações. A primeira: Estação das Luzes, que receberá pastoris, folguedos, grandes balés de repertório, e até apresentações da Filarmônica Epitácio Pessoa, representa alusivamente a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus.

A grande novidade, por sua vez, fica por conta da Estação Anjo da Anunciação. Esta ficará localizada dentro do Parque da Criança. A Estação homenageia o anúncio, vindo pelo anjo Gabriel, à Virgem Maria, de que ela seria a mãe de Jesus. As vozes serão o grande destaque da Anunciação, muito pelas apresentações de corais, quintetos e operetas.

Programação cultural

Além dos conceitos já apresentados, a programação também torna-se uma novidade para o Natal Iluminado 2022. Nela, cerca de 2 mil artistas se apresentarão. As escolhas ocorreram todas dentro do aspecto da natalização, ou seja, não deixando nossa cultura popular de lado, mas a ressignificando com características desta época do ano.

Entre esses artistas estarão a Fanfarra Ypuarana (de Lagoa Seca); a centenária Filarmônica Epitácio Pessoa; Fanfarra Simples Maefradon, de Alagoa Nova; o Grupo de Artes Sacras Cantarte, da Catedral de Campina Grande; o Coral da Imaculada Conceição e o Coral da Presbiteriana Renascer.

Com muitos corais, balés, grupos folclóricos, apresentações solos e das mais variadas conjunturas, muito da programação se deu também através de adesão espontânea, quando escolas, instituições de arte e grupos buscaram a Cultura para utilizar do espaço, que conta com a estrutura e visibilidade necessária para suas atividades artísticas de fim de ano.

Além destes, os grupos folclóricos, por exemplo, passaram por chamamento público, sendo contratados de forma legal através do edital 001/2022. Nele, os grupos foram credenciados e sinalizados para a contratação a depender da demanda da Secult.

O Papai Noel também teve sua contratação incluída no processo de licitação. As apresentações, que ocorrerão ao longo do mês de programação, prometem muita mágica e encantamento, no sentido de reforçar cada vez mais o sentimento de boas novas, tradicional do Natal.

A programação ocorre de 25 de novembro até 25 de dezembro. Nesta sexta-feira, dia da abertura, além do acendimento das luzes, as pessoas poderão assistir a um grande desfile, repleto de diversas linguagens artísticas, totalizando cerca de 200 artistas envolvidos. Trupes natalinas, artistas mambembe, pernas de pau, grupos folclóricos, balés e a grande Filarmônica Epitácio Pessoa, com convidados, já estão garantidos.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo