Cotidiano

Prefeitura lança exposições que rememoram Carnaval em Campina Grande

 

O Campina Folia 2023 pretende ser a maior edição do Carnaval em Campina Grande. A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult), preparou uma programação cultural especial, composta por exposições, aula-espetáculo e até um baile beneficente. As ações iniciam nesta quarta-feira (1º), com a abertura da exposição “Preto e Branco & Technicollor”, no Hall da própria Secult.

Nesta primeira mostra, o trabalho fotográfico realizado por Clécius de Lacerda, com incentivo da Lei Aldir Blanc, agora com curadoria do diretor dos Museus de Campina Grande, Angelo Rafael, relembra a ocupação das ruas pelos blocos, corsos e foliões, além dos salões de festas da sociedade.

A intenção da exposição é abrir possibilidade de percepção do trabalho do autor de forma diferente, segundo o curador, entrando em um aspecto familiar. As fotos não seguem uma cronologia mas buscam demonstrar todo o sentimento do carnaval.

Ainda no tópico sentimentos, os sentidos do corpo humano também serão explorados na exposição através da arte, seja pela música, ouvindo frevo e marchinhas, seja pelo tato, com a disponibilização para fotos de adereços carnavalescos, ou até pelo cheiro, com a difusão de essências.

Seguindo o calendário de exposições, a Galeria Irene Medeiros, nas instalações do Teatro Municipal Severino Cabral, receberá “Raimundo, o mundo é teu!”. Fazendo uma alusão às fantasias, acessórios, troféus e fotografias, que remetem a recortes pré-definidos de cenas vividas nos carnavais de ontem, homenageando um dos mais importantes artistas carnavalescos, Raimundo Formiga.

O visitante percorrerá a carreira de Formiga contemplando não só fotografias, como também fantasias que marcaram sua vida de carnavalesco, folião, e grande entusiasta e operário da cultura popular. “Com uma curadoria elegante, como ele, esta exposição e a iniciativa, abrem alas para ele passar, pois ele é da lira e ninguém pode negar”, esclareceu o curador Angelo Rafael.

A secretária de Cultura, Giseli Sampaio, informa que as exposições não serão apenas contemplativas: “Aqueles que nos visitarem em qualquer uma das exposições poderão, de fato, viver o Carnaval em uma perspectiva ampla e cognitiva. Pretendemos rememorar esse período festivo através dos sentidos, em especial o olfato, a visão, a audição e o tato. Os visitantes poderão desde observar os objetos e fotos expostas, até entrar em um universo lúdico provando alguns adereços carnavalescos para reviver os momentos das folias de Carnaval”.

Vale lembrar que ambas as mostras estarão disponíveis para visitação gratuita até o dia 28 de fevereiro.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo