DestaquesEducação

Prefeitura realiza abertura da VI Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na manhã desta terça-feira, 15 de agosto, a abertura da VI Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural. O evento foi realizado no anexo da Seduc e é realizado em contou com a presença de dezenas de estudantes da Rede Municipal e segue até a próxima quinta-feira, 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico Nacional.

O evento foi aberto com apresentação do grupo Maria de Lampião. Em seguida, foi realizada a palestra “Conhecendo a cidade: os modernos sistemas de abastecimento de água de Campina Grande – História e Fotografia (1939-1957)” com o Prof. Dr. Severino Cabral Filho (UAHIS- UFCG).

De acordo com o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, a valorização do patrimônio e da memória histórica de uma cidade se dá também com investimentos diretos nesse eixo.

“Cuidar do Patrimônio Histórico, da nossa memória, das nossas origens é fundamental. Esta VI semana idealizada e organizada pela Secretaria de Educação, através da Coordenação do Patrimônio Histórico, vem agregar bastante no conhecimento da nossa cidade, dos povos que já passaram aqui, do que formou a identidade que Campina tem hoje e pela série de investimentos que a gestão do prefeito Bruno tem feito. A Feira Central, que teve um concurso nacional para elaboração do projeto (de revitalização); o Açude Novo que já teve empresa vencedora do processo para fazer esse resgate e, na Educação, temos o resgate do Cine Capitólio, que está em licitação e vai fazer de Campina a primeira cidade com um cinema dedicado exclusivamente à uma rede municipal, além da aquisição dos primeiros ônibus urbanos que servem para levar estudantes da Rede a museus e prédios históricos da cidade”, pontuou Asfora Neto.

A coordenadora de Educação Patrimonial (COEP) da Seduc, Giovanna Aquino, ressalta que ao realizar mais uma edição do evento, a Prefeitura de Campina Grande cumpre a lei de vivência do Dia Nacional do Patrimônio Histórico Nacional.

“Nesse momento da Semana do Patrimônio, a gente apresenta à sociedade de Campina Grande aquilo que a Seduc já desenvolve nas escolas e de mãos dadas com UFCG, UEPB, Secretaria de Cultura e Desenvolvimento Econômico, cumprimos a lei que vivencia o Dia Nacional do Patrimônio Histórico Nacional, promovido pelo Iphan, também parceiro nosso. Então todas essas instituições se colocam em busca da valorização do patrimônio, da identificação, reconhecimento e valorização do que é nosso. O patrimônio é nossa vida, nosso estar no mundo e representa as memórias coletivas e afetivas das pessoas, representantes de sua própria história”, destacou.

Durante a tarde desta terça-feira, a programação segue com passeio panorâmico pelo centro da cidade de Campina Grande com parada no Museu de Arte Popular da Paraíba – MAAP para visita à exposição “Movimento Armorial 50 anos”. A atividade “Conhecendo a cidade em que moro” será realizada com estudantes das escolas municipais Capitão Severiano e José Antônio Rodrigues, localizadas no Distrito de Galante.

Parceiros

A VI Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e seus equipamentos culturais: Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande, Museu de História e Tecnologia do Algodão, Centro Cultural Lourdes Ramalho e Teatro Municipal Severino Cabral; Instituto Solidarium, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PB), Superintendência do Estado da Paraíba; Projeto Tamanquinho das Artes, Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Museu de Arte Popular da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio das Unidades Acadêmicas de Educação, curso de Pedagogia, Unidade Acadêmica de História cursos de Graduação e Pós Graduação em História e a Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, curso de Arquitetura, além do GRUPAL – Grupo de Arquitetura e Lugar, grupo de música campinense Chorata e grupo de dança Maria Lampião.

Programação

Quarta-feira, 16 de agosto – 10h às 12h

Palestra: Ativismo patrimonial: ações do GRUPAL em prol da salvaguarda patrimonial campinense. Palestrante: Profa. Dra. Alcília Afonso de Albuquerque e Melo (Curso de Arquitetura da UFCG/GRUPAL)
Mediadora: Dra. Giovanna de Aquino Fonseca Araújo (Coordenadora de Educação Patrimonial- COEP- SEDUC-PMCG).
Transmissão online através do link: https://www.youtube.com/@SeducCampina
Público-alvo: Interessados no tema

15h às 17h

Palestra: Mapeamento da modernidade campinense
Palestrantes: Profa. Dra. Alcília Afonso de Albuquerque e Melo (Curso de Arquitetura da UFCG/GRUPAL) e Fernando Augusto Medeiros de Araújo Filho (Bolsista curso de Arquitetura da UFCG/GRUPAL)
Mediadora: Dra. Giovanna de Aquino Fonseca Araújo (Coordenadora de Educação Patrimonial SEDUC
Transmissão online através do link: https://www.youtube.com/@SeducCampina
Público-alvo: Interessados no tema

Quinta-feira, 17 de agosto – Dia do patrimônio Histórico Nacional

Horário: 8h às 10h
Atividade: Conhecendo a cidade em que moro, passeio panorâmico pelo centro da cidade de Campina Grande com parada no Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande, para visitação da exposição: Campina Grande – aldeia, vila, cidade.
Público-alvo: Estudantes das unidades escolares municipais Almirante Tamandaré e Antônio Telha, escolas do campo localizadas no Distrito de Catolé de Boa Vista, município de Campina Grande.
Guia do passeio panorâmico: Mariluce Dias da Silva (Malú) (COEP-SEDUC-PMCG) Local: Centro da cidade e Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande
Horário: 19h às 21h
Local: Anexo da Secretaria Municipal de Educação, antigo Clube da Bolsa.

Programação Cultural: Grupo Musical Campinense: “Chorata”

Integrantes: Victor Herbert – bandolim e cavaco solo Fernanda Júlia – voz e percussão José Rocha – violão 7 cordas André Farias – violão 6 cordas Castor da paz – cavaco base
*Mesa dialógica: “De mãos dadas na tessitura do Museu Digital das Malvinas”* Debatedoras: Profa. Dra Keila Queiroz e Silva (UFCG), Ieda Marian de Oliveira Maracajá (líder comunitária), Prof. Msc. Adriano César Cabral de Almeida (professor de História da Escola Estadual Virgíneos da Gama e Melo) e Steffany Bezerra (graduanda em Pedagogia UFCG)
Mediadora: Dra. Giovanna de Aquino Fonseca Araújo (Coordenadora de Educação Patrimonial COEP-SEDUC-PMCG)

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo