DestaquesParaíba

Procura por “médicos da família” cresce 30% nos últimos dois anos

 

Na Paraíba, especialidade também se destaca e vem gerando resultados positivos na prevenção e diagnóstico precoce de doenças

 

Quando falamos em especialidades da medicina, uma delas ainda é pouco conhecida por algumas pessoas. Você já ouviu falar do médico da família? Nos últimos anos, essa função vem ganhando destaque no Brasil e, aqui na Paraíba, não é diferente. A busca pelo profissional especializado em prestar atendimento clínico, de forma integral e personalizada, aos pacientes vem aumentando. É que o médico da família oferece um tratamento mais humanizado, muitas vezes frequenta a casa dos atendidos e tem formação que o torna habilitado para lidar com as mais diversas doenças, seja no tratamento ou na prevenção.

“Importante dizer que médico da família não é clínico-geral. Tratam-se de dois profissionais diferentes, ambos aptos a oferecer cuidados primários para pacientes de todas as idades. A principal diferença entre as duas especialidades está no foco de atuação. O médico da família tem como objetivo a atenção integral e personalizada da saúde do paciente, considerando não apenas suas queixas pontuais, mas também seus antecedentes familiares, estilo de vida e aspectos psicossociais”, explica o Dr. Rômulo de Brito Guimarães, que atua como médico da família em João Pessoa.

Segundo ele, o profissional é responsável por acompanhar o bem-estar de todos os parentes do mesmo núcleo, desde o nascimento até a terceira idade, buscando prevenir doenças e promover o bem-estar geral. “O médico de família tem uma visão holística dos pacientes, ou seja, seu atendimento busca considerar sempre os contextos biológico, psicológico e social das pessoas, bem como suas interações. Por isso, ele consegue ouvir absolutamente todos os problemas, ainda que cada um deles seja de especialidades médicas diferentes”, complementou.

Dr. Rômulo de Brito atua na Paraíba por meio de convênios, um deles o da Associação dos Auditores Fiscais da Paraíba, o “Afrafep Saúde”. “Essa é uma área que vem ganhando espaço a cada ano. O médico da família é essencial, principalmente para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. E a confiança gerada pela relação próxima com o paciente surte grandes resultados. É como se o profissional fizesse mesmo parte da família”, declarou Elaine Carvalho, presidente da Afrafep. “Diante da importância desse trabalho, passamos a oferecer a especialidade aos nossos beneficiários. E o feedback tem sido muito positivo”, destacou.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC), o Brasil tem, atualmente, 7.149 médicos da família. Nos últimos dois anos, houve um aumento de 30% na formação de profissionais dessa especialidade.

Assessoria de Comunicação



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo