DestaquesEducação

Professores de Educação Física da Rede Municipal passam por formação sobre esporte educacional

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE), promoveu mais um encontro de formação exclusiva para os professores de Educação Física da Rede Municipal. Durante os turnos manhã e tarde, cerca de 60 profissionais participaram das atividades voltadas às metodologias de ensino da disciplina na escola.

“Essa parceria já vem desde o ano passado com o projeto de formações. Então, a gente troca as experiências. O IEE desenvolveu a metodologia do esporte educacional e a gente vem conversar com os professores a partir das experiências deles também. O município nos oferece o espaço, os materiais e os professores se disponibilizam para participarem das formações”, disse Adriano Rossetto, coordenador pedagógico do IEE.

O projeto desenvolvido pelo instituto se baseia em aulas de ensino híbrido. Este ano, essa é a segunda formação presencial desenvolvida, desta vez abordando a possibilidade de se trabalhar a luta como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física.

Um dos professores participantes foi Bráulio de Araújo, professor da Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde. O professor falou da importância do desenvolvimento de estratégias para inserir outras atividades esportivas nas aulas.

“Sempre tivemos dificuldade de levar a luta para a escola porque sempre houve a ideia de que a luta leva à violência e, hoje, a professora nos mostrou o contrário. Ou seja, com essas estratégias dá para a gente aplicar jogos, brincadeiras, levando para o aluno a compreensão de que a luta pode ser trabalhada de uma forma positiva, sem agressividade”, destacou o professor,.

Ao todo, são 10 módulos de formações que foram iniciadas com os princípios do esporte educacional, depois a abordagem didática, a pedagogia e as estratégias de ensino, que são estruturadas a partir das metodologias que o instituto desenvolve nos núcleos de atendimentos. Ao longo das formações, o instituto também tem trabalhado o jogo como estratégia para ensinar o esporte, ginástica e dança levando em consideração a abordagem lúdica.

Instituto Esporte e Educação

O Instituto Esporte e Educação, sediado na cidade de São Paulo/SP, foi criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser e segue uma metodologia baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo