Saúde

Profissionais da Clínica Escola do Autismo passam por jornada de formações com curso em ABA

 

Os profissionais selecionados para a Clínica Escola do Autismo estão participando de uma jornada de qualificação profissional para o desenvolvimento das atividades ao longo dos atendimentos. A formação foi iniciada nesta quinta-feira, 6 de julho e segue até o próximo sábado, 8. A equipe está participando do curso em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), para o início dos atendimentos na Clínica, idealizada pela Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma ação intersetorial entre as secretarias de Saúde e Educação.

O curso está sendo oferecido na própria Clínica, que fica na rua Antônio Campos, 252, no bairro do Alto Branco. As atividades formativas estão sendo ministradas pelo especialista em ABA, Gabriel Callou, que destacou o pioneirismo do curso no serviço público.

“A terapia ABA é uma prática baseada em evidências científicas, ou seja, é algo que tem uma eficácia comprovada para crianças com autismo. Então, o curso ofertado de forma gratuita e essas práticas chegarem até essas crianças é muito importante, pois elas terão acesso a um tratamento de qualidade. Eu acho que o profissional com a formação em ABA terá o diferencial de saber direcionar a intervenção de acordo com a necessidade da criança”, disse.

No curso, estão sendo abordados tópicos como: fortalecimento de vínculos; tipos de ensino; como fazer para ensinar crianças com autismo, ensinando habilidades variadas de acordo com a necessidade de cada criança.

Para o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, esse momento de formação representa o cuidado da gestão municipal no que se refere a qualidade do atendimento que será disponibilizado na Clínica.

“Nosso objetivo é garantir um futuro melhor para essas crianças e que elas consigam se desenvolver em sua plenitude dentro de suas características. Por isso, o projeto já nasce grande e ousado, com formações para aprimorar um quadro que já veio de um Processo Seletivo rigoroso e a nossa expectativa é oferecer um serviço de qualidade para as crianças e que os pais também se sintam agraciados com essa política pública”, frisou

Já o secretário-executivo de Saúde, Emmanuel Sousa, destacou a parceria entre Saúde e Educação para a idealização de um serviço inovador e pioneiro na cidade.

“A Secretaria de Saúde está contribuindo com todo o suporte da parte clínica, principalmente no que se refere à Coordenadoria de Saúde Mental. Muito do que vai ser realizado aqui nesse equipamento é novidade para o Município. Então, a gente traz os esforços voltados ao atendimento clínico com relação à saúde mental para que tenhamos um serviço completo e de alta qualidade para as crianças com autismo”, destacou

A coordenadora da Clínica, Paula Campos, pontuou os serviços que serão oferecidos na Clínica.

“É uma ação intersetorial entre Saúde e Educação, teremos uma equipe inter e multidisciplinar de fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos e psicopedagogos. Então vamos ter uma interface de como esses pacientes, valendo-se dessa intervenção clínica, vão ter uma inserção escolar muito mais proveitosa e exitosa”, pontuou.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo