DestaquesSaúde

Profissionais da educação, da saúde e crianças até 10 anos, devem receber vacina Meningocócica C

 

A partir deste mês de fevereiro, a vacina Meningocócica C passou a ser ofertada para profissionais de saúde e da educação, bem como para crianças de 5 a 10 anos, que não receberam a vacina no tempo adequado. O objetivo é garantir a cobertura vacinal, dada a baixa procura pelo imunizante. Em Campina Grande, a vacina está sendo ofertada nas Unidades Básicas de Saúde, nos hospitais e clínicas e vai passar a ser aplicada nas escolas.

A vacina Meningocócica C conjugada é disponibilizada no Calendário Nacional de Imunização para Crianças menores de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. Quando esse esquema não é cumprido, a criança pode receber uma dose até os 4 anos de vida.

A partir de agora, será aplicada uma dose única até os 10 anos de idade, caso a criança não tenha sido vacinada anteriormente. Para os profissionais de saúde e da educação, a vacinação também é em dose única. O imunobiológico protege do sorotipo do grupo C da doença meningocócica, que pode evoluir para meningite.

*Meningocócica ACWY* – também existe a vacina ACWY que protege contra quatro sorotipos da doença meningocócica. Ela também teve seu público ampliado, temporariamente, para adolescentes de 11 até 14 anos de idade.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo