Curiosidades

profissões de futuro: chaveiro e instalador de câmera de segurança

Atividades oferecem oportunidades promissores de crescimento profissional e remuneração competitiva 

Muitas pessoas acreditam que um diploma universitário é a garantia de uma carreira de sucesso e de um futuro financeiro tranquilo. O que muitos não sabem é que profissões, muitas não tão valorizadas, podem oferecer excelentes oportunidades de crescimento profissional e remuneração acima do mercado. Este é o caso dos chaveiros e instaladores de câmeras de segurança. “Para conquistar o sucesso profissional é importante gostar do que faz. O mercado possui espaço para todos, desde que exerçam sua atividade profissional com qualidade, honestidade e eficiência. Para isso buscar capacitação, por meio de cursos ou treinamentos, é essencial”, aconselha o diretor do Instituto Monitor, Eduardo Alves.

Ainda de acordo com Alves, ambas as profissões merecem mais destaque, pois impulsionam uma demanda grande de trabalho, são solicitados em grande escala pela população e podem render um dinheiro extra para quem está desempregado. “Essas profissões são boas opções para quem deseja trabalhar por conta própria. Mas, também há a possibilidade de trabalhar como empregado, profissional liberal ou prestador de serviço. Tratando-se de empreendimento, as atividades tem o atrativo de não requerer grandes investimentos, pois o empreendedor pode instalar o negócio em sua própria residência”, explica Alves.

CHAVEIRO

A profissão de chaveiro, embora seja muito antiga, não se tornou obsoleta. Com o passar dos anos, novas tecnologias foram surgindo no setor, sobretudo, as que dizem respeito à segurança, como fechaduras protegidas por senhas ou chaves de carro controladas por chips eletrônicos, o que fez com que a atividade extrapolasse o simples fazer cópias de chaves e se tornasse cada vez mais imprescindível. “Embora o mercado esteja aquecido, o chaveiro que deseja se manter competitivo tem que se qualificar para estar apto a acompanhar as inovações”, afirma o diretor do Instituto Monitor.

O perfil da área também exige alguém detalhista, paciente e, sobretudo, honesto. “Demonstrar ao cliente que é digno de confiança é essencial, afinal, o chaveiro está recebendo as chaves de uma propriedade para reproduzir, um carro para ser aberto ou a encomenda de um segredo de fechadura de porta, cofre ou outro bem a ser protegido”, alerta Alves.

E o mercado de trabalho para quem exerce a função é amplo. “Além de realizar serviços básicos da atividade, este profissional pode trabalhar em mecânicas, metalúrgicas, movelaria, dentre outras, principalmente quando também é especialista em afiações de ferramentas. Outra excelente alternativa é atuar como autônomo, sonho de muitos brasileiros”, comenta o executivo.

Além da preparação técnica, networking é essencial para o chaveiro que deseja se estabelecer, principalmente se optar por montar o próprio negócio. “Instale-se em pontos próximos a supermercados, shoppings, comércios e postos de gasolina, por exemplo. Também é essencial divulgar o trabalho junto a zeladores e porteiros de prédios da região, além de disponibilizar serviços 24 horas, que podem apresentar preços diferenciados”, aconselha.

CAPACITAÇÃO

O curso de Chaveiro do Instituto Monitor ensina todos os segredos da profissão. Em pouco tempo é possível dominar os conhecimentos teóricos e práticos para consertar ou mudar segredos de fechaduras, cadeados, travas de carros e cofres, fazer cópias de chaves com ou sem máquina. O curso é realizado inteiramente à distância (com material impresso), não sendo exigidas provas presenciais. “Mesmo a distância, o aluno poderá realizar os testes e exercícios propostos no material didático e encaminhá-los aos professores por mensagem eletrônica ou mesmo entregá-los pessoalmente na secretaria escolar”, explica Alves.

Mais informações: http://www.institutomonitor.com.br/curso-de-chaveiro.aspx

INSTALADOR DE CÂMERAS DE SEGURANÇA

A escalada do crime, certamente, é o principal fator pela busca de sistemas de segurança cada vez mais eficientes e complexos. Somente em 2012, 112.709 pessoas morreram em situações de violência no País, segundo o Mapa da Violência 2014, divulgado no último dia 2 de julho. Somente a cidade de São Paulo registrou, em média, o roubo e o furto de cerca de 460 celulares por dia, nos três primeiros meses deste ano, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgados recentemente pelo portal G1.

Com tanta insegurança, famílias, empresas e comércios têm investido continuamente de tecnologias que incluem circuitos fechados de TV e diversos tipos de alarmes com sensores de presença. Com tanta demanda, o mercado de trabalho para profissionais especializados na instalação destes sistemas está aquecido.“A profissão exige alto grau de atenção e capacidade de ler e manejar as informações fornecidas pelos sistemas. Trata-se de um ramo promissor, cada vez mais necessário a medida em que a violência toma conta das grandes cidades”, reforça Alves. Como o serviço deve ser oferecido 24 horas por dia, a disponibilidade de horário, além de capacitação técnica, é essencial para o sucesso profissional e a conquista de uma remuneração atrativa.

CAPACITAÇÃO

O Curso de Instalação de CFTV do Instituto Monitor tem por objetivo capacitar profissional para realizar instalações de Circuitos Fechados de TV, digital ou analógica, com objetivo de implantação de sistemas de segurança de recintos, residências inteiras ou perímetros, com ou sem sistema de monitoramento.

Com 21 horas de duração, o curso está com inscrições abertas. Confira a programação:
Unidade: São Paulo 
Dia 19/07/2014 – Encontros: Sab – das 08:00 às 13:25 h

Unidade: São Paulo 
Dia 21/07/2014 – Encontros: Seg – Ter – Qua – das 08:30 às 16:30 h

 

Mais informações: http://www.institutomonitor.com.br/curso-de-sistemas-de-seguranca-cftv.aspx

 

 Sobre o Instituto Monitor

O Instituto Monitor é a primeira escola no Brasil a desenvolver a educação a distância como modalidade de estudo.

Com mais de 80 mil alunos, o Instituto Monitor atua em diversas frentes: além dos cursos EJA e Técnicos em Transações Imobiliárias, Eletrônica, Contabilidade, Secretariado, Logística, Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho, Administração, Informática e Secretaria Escolar, foram criadas  a divisão de Informática (Monitor Informática), a divisão de concursos públicos (Monitor Concursos), a divisão de cursos de gestão (Monitor Cursos Empresariais) e a divisão dedicada ao desenvolvimento de conteúdos corporativos customizados (Monitor Corporate). Oferece cursos nas modalidades: Estudo Personalizado a Distância com material impresso, Semipresencial em Grupos de Estudos e Estudo Online pela internet.

Possui sedes próprias em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, além de polos de atendimento no interior de São Paulo.

www.institutomonitor.com.br

 

Suênia Cardoso
Assessora de Imprensa
suenia.moraes@dezoitocom.com.br I www.dezoitocom.com.br
Tel: (11) 3674-4400 Ramal: 4428 / (11) 3674-4419 Direto

Cel: (11) 95954-8011



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo