DestaquesEducação

Programa Olhar Campina segue com nova etapa de exames de vista nas escolas

 

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), segue realizando uma nova etapa do Programa Olhar Campina. O cronograma de exames de vista foi iniciado em agosto deste ano e acontece em parceria com a Secretaria de Saúde. O Programa foi lançado em agosto deste ano, com a entrega presencial de 57 óculos de grau para estudantes que participaram da fase piloto.

Nesta terça-feira, 8 de novembro, os atendimentos aconteceram na Escola Municipal Raimundo Asfora, no bairro do Serrotão. Durante a ação, os profissionais realizam a triagem das crianças e adolescentes que podem necessitar do uso de óculos de grau para correção visual.

De acordo com o secretário Raymundo Asfora Neto, o Programa foi pensado para reduzir os problemas de aprendizagem, causados pela baixa acuidade visual nas crianças da Rede.

“É um programa de grande impacto não só para a saúde das crianças, mas para elevar os indicadores de aprendizagem. Durante os atendimentos de triagem, nossas equipes percebem que algumas crianças sequer conseguem visualizar desenhos, letras e números. A capacidade de visualizar esses detalhes faz a diferença no rendimento escolar dos estudantes e, através do programa, corrigimos esse problema finalizando as ações com a entrega de óculos de grau”, explica.

Para a oftalmologista Maria Carolina Lucas, o trabalho realizado com as crianças é importante para prevenir danos permanentes na visão. “Muitas dessas crianças nunca passaram pelo oftalmologista e precisam corrigir a visão com um óculos de grau. Principalmente nessa idade, importante para o neurodesenvolvimento, é preciso fazer o estímulo correto da visão. Pois não fazendo há risco de uma miopia”, disse.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo