Curiosidades

Programa Sonhos Reais faz consumidora retomar as rédeas de sua vida financeira

O cartão de crédito existe, porém com um limite de R$ 250,00 estabelecido pela própria titular. E nem assim ele é presença constante na bolsa da coordenadora pedagógica Lígia Cavalcanti. Em seu lugar, ela carrega um pendrive contendo um arquivo com planilhas de despesas. “Fiquei viciada nas planilhas”, admite a consumidora. O vício bom foi adquirido depois que a coordenadora frequentou as palestras do Programa Sonhos Reais, a partir de 2013.

“Quando conheci o programa estava com dívidas acumuladas: despesas com casamento, IPVA e demais contas no cartão de crédito”, diz. “Mas passei a assistir às aulas e a aproveitar as dicas, enquanto comprovava que era possível me reorganizar financeiramente.” Como resultado, Ligia conseguiu eliminar 100% de suas dívidas. “E hoje tenho até um fundo de reserva”, orgulha-se, usando a terminologia difundida durante as aulas do programa.

O Programa Sonhos Reais é uma iniciativa que alia o conhecimento em crédito da Serasa Experian à atuação de sua equipe de profissionais voluntários. As oficinas são gratuitas e ministradas por funcionários voluntários da empresa. Elas acontecem em locais e horários pré-definidos e ajudam o consumidor a cuidar melhor das finanças e a estabelecer o consumo consciente. “Os participantes são orientados sobre cuidados antes de solicitar um empréstimo, negociação de dívidas, as melhores opções de serviços bancários, o que é um orçamento e controle das contas. Além disso, recebem dicas para aprender a poupar e falar sobre dinheiro com a família”, explica a gerente de Cidadania Corporativa para a América Latina da Serasa Experian, Andréa Regina. O programa foi criado em 2010 e em 2013 foram realizados 211 encontros, beneficiando 2.500 famílias ou cerca de oito mil pessoas.

A experiência da Serasa Experian com o Sonhos Reais será levada à Semana de Educação Financeira, que acontece entre os dias 5 e 9 de maio, por iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Voluntários do Sonhos Reais serão responsáveis pela Oficina de Gerenciamento de Dívidas, voltada aos profissionais do Curso de Garçons da Universidade Anhembi Morumbi, no dia 6 de maio. A oficina é resultado da parceria entre a Serasa, a Ação Comunitária e a Universidade Anhembi Morumbi.

Segundo o gerente de Sustentabilidade da Serasa Experian, Tomás Carmona, um dos papéis da Serasa Experian é promover a cultura da educação financeira no país, ajudando os consumidores a terem uma relação mais saudável com as finanças. “É importante que o dinheiro trabalhe em prol dos sonhos e estimule o empreendedorismo pessoal ao invés de fomentar pesadelos criados pela inadimplência”, argumenta. 

Iniciativas da Serasa em prol da educação financeira no Brasil

Feirão Limpa Nome

Além do Programa Sonhos Reais, a Serasa Experian mantém outras frentes de educação financeira. O Feirão Limpa Nome, mutirão promovido sazonalmente pela Serasa desde 2012 em várias capitais é uma dessas iniciativas. Os eventos já tiveram a participação de 232 mil, sendo que desse total, 100 mil tiveram a oportunidade de renegociar suas dívidas com as empresas presentes. Outra ação é o Feirão Limpa Nome Online, que propõe a renegociação das dívidas atrasadas via internet. Essa modalidade contabilizou o acesso de 1,2 milhão de acesso em 2013, quando 150 mil consumidores conseguiram acordos para quitarem suas pendências financeiras.

Guia de Educação Financeira

O Guia Online de Educação Financeira do Consumidor (www.serasaconsumidor.com.br/guia) pretendecontribuir para que o consumidor tenha melhores condições de administrar seu dinheiro, fazer negócios e compras, com responsabilidade, segurança e informação, garantir, assim, o seu futuro. Desde seu lançamento, em março de 2014, já registrou mais de 11 mil visitas.

Mapa da Educação Financeira da ENEF

Em abril de 2014, a Serasa Experian viabilizou o 1º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira. O levantamento é um dos projetos da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), coordenado pela Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF Brasil. O mapa é um levantamento quantitativo produzido com o objetivo de provocar reflexões, estimular o debate e ampliar a visão sobre o assunto, contribuindo para a disseminação do tema em toda a sociedade. Segundo o mapeamento, a maioria dos projetos de educação financeira pertence à iniciativa privada e ao setor público.

Indicador Serasa Experian de Educação Financeira do Consumidor

O Indicador Serasa Experian de Educação Financeira do Consumidor foi criado pela empresa em 2013 com o objetivo de avaliar nacionalmente as dimensões comportamentais, atitudinais e de conhecimento do consumidor em relação à educação financeira. Segundo uma das questões apontadas pelo indicador, o comportamento do brasileiro em relação ao dinheiro requer um trabalho mais profundo na demonstração das necessidades de mudança de hábitos do consumidor.

Atendimento aos superendividados

Outra ação da Serasa Experian em prol da educação e saúde financeira dos brasileiros foi a criação, em 2012, de um posto para atender consumidores superendividados triados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc). O posto – localizado dentro do próprio Cejusc – fornece informações constantes na base de dados da Serasa Experian sobre a situação dos consumidores junto a seus credores e faz a coleta da documentação resultante dos processos de conciliação entre as partes para a baixa das pendências financeiras que forem objetos de negociação. A iniciativa é uma parceria entre a empresa e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). O Cejusc também é responsável também pela primeira triagem dos consumidores que procuram o Núcleo de Tratamento de Superendividamento da Fundação Procon-SP, do qual a Serasa Experian também faz parte.

O posto está localizado na Rua Barra Funda, 930, em São Paulo, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Equipe de Relações com a Imprensa

Ana Greghi 5511 2847-9504 ana.greghi@br.experian.com Indicadores Econômicos, Cadastro Positivo, Serviços ao Consumidor e Educação Financeira
Luiz Hidalgo 5511 2847-8433 luiz.hidalgo@br.experian.com Indicadores Econômicos, Serviços de Crédito, Certificação Digital, Desenvolvimento Humano e TI
Tariana Machado 5511 2847-8428 tariana.machado@br.experian.com Indicadores Econômicos, Plataformas de Decisão baseadas em Análises, Fraude e Serviços de Marketing
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com Indicadores Econômicos, Serviços ao Consumidor e Educação Financeira
Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com Gerente Executiva de Relações com a Imprensa

 SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para facilitar e ampliar o acesso do consumidor a seus dados, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

http://www.serasaconsumidor.com.br/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo