DestaquesEconomia

Programação do Procon de Campina Grande marca a passagem do Dia Internacional do Consumidor

 

O Procon Municipal de Campina Grande realizou nesta quarta-feira, 15, uma programação comemorativa ao Dia Internacional do Consumidor. As atividades aconteceram na Praça da Bandeira, no centro, onde o público teve acesso a orientações sobre os seus direitos, serviços da Energisa, ações de saúde (aferição de pressão e testagem de glicemia), serviços de beleza (escova para cabelos e outros), além de apresentações musicais.

A solenidade de abertura foi presidida pelo coordenador do Procon, Saulo Muniz, e contou com a participação do deputado estadual Sargento Neto; vereadores Aldo Cabral e Rui da Ceasa; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/Campina Grande, Eliézio Bezerra e Rafael Durand (CadÚnico). O secretário chefe de gabinete, Gilbran Asfora, também esteve presente.

Em seu discurso, o coordenador do Procon, Saulo Muniz, destacou a importância do Dia Internacional do Consumidor, além de relatar as ações e conquistas do órgão que dirige em Campina Grande.

Ele afirmou que o Procon Municipal tem se destacado, inclusive, em nível nacional com diversas ações, a exemplo da publicação do Manual 60+, voltado para pessoas da chamada Terceira Idade.

Segundo ele, só em 2022, o Procon fez mais de 15 mil atendimentos, 16 ações itinerantes, 2.417 reclamações foram abertas e mais de mil processos obtiveram decisões administrativas. Ainda foram produzidas quatro publicações com mais de 100 mil exemplares. Estes informativos foram distribuídos para os consumidores visando a orientação dos seus direitos.

A programação, todavia, não se limita a Praça da Bandeira, pois segundo o coordenador, já nesta semana, o Procon está fazendo o trabalho de orientação dos bancos sobre a Lei do Super Endividamento e a questão de empréstimos consignados fraudulentos, sobretudo porque as maiores vítimas desse sistema são os idosos.
“Trabalhamos com a orientação para o consumo consciente, seguindo as determinações do prefeito Bruno Cunha Lima para a defesa do hipervulnerável e do consumidor em geral de Campina Grande. Ele sempre nos apoia na causa com liberdade de ação, mas com ênfase especialmente na educação para o consumo”, destacou Saulo Muniz.

Neste contexto, lembrou também que os trabalhos de conscientização para os consumidores e fornecedores acontecem até mesmo em eventos como Natal Iluminado, Maior São João do Mundo e outros. “O trabalho de proteção surge na prevenção e fiscalização”, disse o coordenador.

Reconhecimento

Por sua vez, o presidente da CDL destacou a importância do Dia Internacional do Consumidor, mostrando a boa relação entre os segmentos público e privado, citando como exemplo o trabalho desenvolvido pelo Procon, parabenizando o órgão pela programação realizada nesta quarta-feira no centro de Campina Grande e por todo o trabalho desenvolvido em Campina Grande.

Já o representante da Assembleia Legislativa, deputado estadual Sargento Neto, pontuou a necessidade de se garantir o direito do consumidor, com também parabenizou o trabalho que vem sendo realizado em Campina Grande pelo Procon e por instituições como a CDL. “A sociedade é que ganha com isso”, afirmou.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo