Curiosidades

Relatório mostra que internet móvel domina América Latina

A adoção de smartphones está aumentando na América Latina, segundo o relatório State of The Mobile Web, realizado pela Opera Software

Com mais e mais usuários utilizando seus celulares para navegar na internet, e começando a consumir seus pacotes de dados, a tendência está mostrando que seus dispositivos também estão se tornando cada vez mais inteligentes. Informações recolhidas a partir dos navegadores Opera Mini mostram que os smartphones estão se tornando o novo padrão nos países latino-americanos.

O navegador móvel Opera Mini está disponível tanto para telefones básicos, quanto para smartphones, e usuários de países como Porto Rico e Chile estão mostrando boa aceitação aos telefones high-end, com a maior parte da lista dos top 10 dispositivos composta por smartphones. 

Mentalidade internacional

A América Latina é um grande subcontinente, e seus usuários possuem mentalidade internacional quando se trata de sites escolhidos para visitar. Sites de mídias sociais internacionais são os mais populares entre os usuários do Opera Mini, com menos sites locais visitados do que a maioria dos outros países, como os países da África.

Para ver os sites preferidos dos usuários de internet móvel da América Latina, confira o mapa interativo do State of The Mobile Web aqui. No Brasil, os principais sites acessados são:

uol.com.br

globo.com

abril.com.br

olx.com.br

terra.com.br

letras.mus.br

vagalume.com.br

mercadolivre.com.br

baixaki.com.br

ig.com.br

techtudo.com.br

Crescimento do Opera Mini 

Em março de 2014 havia mais de 273 milhões de usuários utilizando navegadores móveis da Opera, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Os navegadores móveis da Opera Software estão presentes em uma ampla gama de dispositivos, desde telefones básicos que executam o Opera Mini até smartphones avançados, que utilizam o navegador Opera Coast. Os usuários do Opera Mini visitaram mais de 178 bilhões de páginas em março de 2014, um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Para ler mais sobre as últimas tendências de Internet móvel, visite o relatório State of the Mobile Web aqui. 

Sobre a Opera Software

A Opera Software ASA foi fundada em 1994, baseada na ideia de que o acesso à Internet deveria ser um direito universal. Qualquer dispositivo, qualquer plataforma, qualquer velocidade de navegação, absolutamente em qualquer lugar no mundo. A Opera também oferece ferramentas de distribuição, relacionamento, monetização e informações sobre o mercado para desenvolvedores, editores e marcas ao redor do mundo. A empresa está listada na bolsa de valores de Oslo com o símbolo OPERA. Mais de 350 milhões de pessoas já usam os navegadores Opera, Opera Mobile e Opera Mini. A colaboração é capaz de mudar qualquer coisa. Saiba mais sobre a Opera em www.opera.com.

Assessoria de imprensa da Opera Software:

Edelman Significa

Michelle Ito – michelle.ito@edelmansignifica.com / 11 3066-7785

Sergio Pedroso – sergiopedroso@edelmansignifica.com  / 11 3066- 7786

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

Destaques do Relatório

O mercado de navegadores móveis está amadurecendo na América Latina, e a experiência de navegação de alta qualidade via dispositivo móvel é cada vez mais desejada pelos usuários. Ao mesmo tempo, a transição de telefones básicos para smartphones está crescendo, como mostra os dados recolhidos pelo estudo State Of The Mobile Web sobre as tendências de internet móvel da América Latina.

Um fato observado é que visitar sites locais não é tão popular na América Latina como em outras regiões. Países latino-americanos têm mais sites internacionais na sua lista dos dez mais acessados do que, por exemplo, os países africanos analisados ​​em edições anteriores deste relatório.

Três em cada dez sites locais estão no top 10 dos sites mais acessados em Porto Rico e Brasil, sendo representados por sites de notícias ou publicações como Globo, UOL e Abril.

No entanto, redes sociais nas línguas locais são relevantes para os usuários. A rede social argentina Taringa, disponível em espanhol e inglês, é encontrada nas listas de top 10 para seis dos 26 países latino-americanos. Criada e financiada por argentinos, a rede social está na web há pouco mais tempo que o Facebook.

Sites internacionais continuam sendo os sites mais acessados. Facebook e Google figuram com destaque no topo do ranking de sites acessados na America Latina para cada país. Em todos os países analisados, ambos estavam nos dois primeiros lugares, alternando o primeiro lugar entre si. Outros sites internacionais, como o Yahoo!, Wikipedia, Blogger e YouTube compõem grande parte do restante das listas para a maioria dos países latino-americanos.

Sites de Classificados, como o Mercado Libre e OLX, são populares na América Latina. Com a presença destes sites em várias listas dos top 10 sites mais acessados, compra e venda via classificados são mais populares do que sites comerciais.

Smartphones lideram

Usuários latino-americanos são muito receptivos à adoção de smartphones. De acordo com as previsões dos analistas de telecom na América Latina, a participação dos smartphones em países da América Latina chegará a 50% em 2016, com o Android tendo uma vantagem sólida na região.

Nas estatísticas de usuários do Opera Mini, a tendência também é evidente. Por exemplo, no Chile, em março de 2013, 40% dos dispositivos eram telefones básicos. Um ano depois, o mesmo país apresentou apenas um único telefone básico em sua lista de top 10 dispositivos. Porto Rico também se destaca, com nove em cada dez dispositivos móveis sendo smartphones. 

Crescimento

Em março de 2014, os navegadores móveis Opera tiveram mais de 273 milhões usuários únicos. Os servidores do Opera Mini serviram mais de 178 bilhões de páginas e comprimiram mais de 18 petabytes de dados para usuários do Opera Mini. Ao todo, 43% dos usuários de navegadores móveis Opera está usando smartphones para navegar na web. Em comparação ao ano anterior, o número total de usuários cresceu mais de 10%, ano sobre ano. 

Número de usuários do produto móvel

Em março de 2014, havia mais de 273 milhões de usuários de navegadores móveis Opera. Deste número, 248 milhões eram usuários do Opera Mini, sendo que os outros eram usuários de Opera para Android, Mobile Classic, Opera Coast e Skyfire, globalmente. Em comparação a março de 2013, o número de usuários dos navegadores móveis da Opera combinados cresceu 10%, ano sobre ano. 

Páginas Opera Mini visitadas

Usuários do Opera Mini visitaram mais de 178 bilhões de páginas em março de 2014. Desde março de 2013, as páginas visitadas aumentaram 4%. 

Dados consumidos no Opera Mini

Em março de 2014, os usuários do Opera Mini geraram mais de 4,6 bilhões de dados para operadoras de todo o mundo. Dados em navegadores Opera Mini são comprimidos em até 90% e, se esses dados forem descompactados, os usuários do Opera Mini teriam gasto mais de 18 petabytes de dados no mesmo período. Desde março de 2013, o tráfego de dados aumentou mais de 48%.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo