Saiba o que levar na mala para cuidar da saúde

Cada viagem exige seus próprios medicamentos e produtos 

Um kit com itens de primeiros socorros é essencial para aproveitar as férias de forma saudável, mas é preciso tomar cuidado para não confundir prevenção com automedicação. “O uso indiscriminado de medicamentos pode trazer efeitos indesejáveis e prejudicar a saúde, por isso é preciso cuidado na hora de selecionar os itens para incluir na viagem”, afirma Camila Oliveira, farmacêutica da rede de farmácias Extrafarma. Confira as indicações da farmacêutica para aproveitar as viagens do meio do ano sem colocar a saúde em risco.

Além das sugestões de produtos da farmacêutica, a Extrafarma consultou a dermatologista e tricologista Anna Cecília Andriolo para saber quais os principais cuidados que devem ser tomados por aqueles que querem curtir as férias na praia para preservar a saúde da pele e dos cabelos.

  1. Qual o melhor fator de proteção para cada tipo de pele?

O fator de proteção mínimo depende da cor da pele, da presença de alterações cutâneas e da predisposição para a formação de manchas, características que podem ser identificadas durante a consulta médica. “Uma pele protegida sofre menos ação do fotoenvelhecimento e está menos sujeita ao aparecimento de câncer de pele. Como regra geral, não é recomendável usar um fator de proteção solar inferior a 30”, afirma Anna Cecília.

  1. Qual a quantidade de filtro solar recomendada?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade de protetor solar indicada é uma colher de chá do produto para cada uma das seguintes áreas do corpo:

  • Rosto, pescoço e cabeça (quando necessário)
  • Parte da frente do tronco
  • Costas e ombros
  • Braços (uma colher para cada braço)
  • Parte da frente das pernas (uma colher para cada)
  • Parte de trás das pernas (uma colher para cada)
  1. Bases com proteção substituem o filtro solar?

Bases com proteção solar não substituem o filtro!  Alguns filtros solares possuem cor, ajudando na camuflagem de manchas e funcionando como maquiagem, porém o inverso não é válido. “Produtos de maquiagem que contém filtro solar geralmente possuem baixo fator de proteção e não garantem a estabilização necessária para uma proteção adequada”, informa Anna Cecília.

  1. O filtro solar deve ser passado antes ou depois do repelente?

O filtro solar deve ser aplicado sempre antes do repelente, para que ambos os produtos tenham a máxima eficácia possível.

  1. O cabelo precisa de protetor solar?

Produtos para cabelo com filtro solar na formulação são ideias para quem pratica esportes ao ar livre, mas Anna Cecília ressalta que a proteção física, com o uso de chapéus e bonés, também é muito importante para a saúde dos fios.

“Além dos cuidados com o fator de proteção solar, é importante manter pele e cabelos hidratados. Ingerir bastante água é essencial, mas outros produtos podem ajudar nessa missão, como cremes, loções hidratantes e águas termais, que possuem uma concentração de sais minerais muito maior do que a água comum e por isso são tão eficazes para manter a hidratação da pele”, completa a farmacêutica da Extrafarma, Camila Oliveira.

Sobre a Extrafarma

Fundada há 59 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 400 lojas e mais de 7 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 8 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte da Ultrapar, junto com Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno.

Mais informações:

Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Extrafarma

(11) 5053-5110 / imprensaextrafarma@nectarc.com.br

Isabela Nader – (11) 5053-5127 / isabela.nader@nectarc.com.br

Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br

Fábio Santos – (11) 5053-5121 / fabio.santos@nectarc.com.br

 
Comments are closed.