Releases

Secretaria de Saúde da PMCG assegura atendimento para desabrigados  

Para evitar a proliferação de doenças contagiosas e garantir a segurança em saúde dos moradores que perderam suas casas em decorrência das chuvas deste sábado, a Prefeitura de Campina Grande montou uma estratégia de atendimento imediato aos desabrigados.

Na manhã deste domingo, 13, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no Distrito dos Mecânicos, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas, para fazer um levantamento das condições sanitárias da região e avaliar a necessidade de intervenções mais urgentes.

Após conversar com as famílias, que foram transferidas para a sede do Restaurante Popular do Distrito dos Mecânicos, os técnicos da Secretaria de Saúde definiram um plano de trabalho para aquela população.

Inicialmente, será feita a avaliação vacinal, tendo em vista que muitos moradores perderam suas cadernetas de vacinação por causa da chuva. Uma das prioridades é aplicar a vacina antitetânica em todos os desabrigados. Pessoas que sofreram mordidas de animais domésticos ou ratos receberão tratamento específico.

O plano de trabalho da saúde prevê também ações da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses do Município no combate às pragas e à proliferação do mosquito da dengue nas proximidades do alojamento. Equipes da Estratégia de Saúde da Família que atuam naquele território irão fazer o acompanhamento e tratamento de doenças diarreicas, além de outras, como hepatite, leptospirose e infecções respiratórias, comuns em áreas afetadas enchentes. Casos mais graves deverão ser encaminhados à rede hospitalar da cidade.

A secretária interina de saúde, Luzia Pinto, alertou que estes cuidados preventivos são importantes porque os sintomas das doenças que poderão ser causadas pelas chuvas somente deverão aparecer com mais intensidade no decorrer da semana.

“Caso aconteçam, as queixas de dores, febre e mal-estar, por exemplo, devem ocorrer dentro de três a quatro dias. Por isso, nossa ação será voltada, principalmente, para o diagnóstico precoce e tratamento imediato destas patologias”, assegurou.

A secretária acompanhou o prefeito Romero Rodrigues na visita às famílias desabrigadas e garantiu ainda o acompanhamento especializado às gestantes e crianças com necessidades especiais que estão alojadas no Restaurante Popular. “A determinação do prefeito é que seja garantida toda a cobertura de vigilância e atenção à saúde a estas pessoas, que estão passando por este momento tão difícil”, finalizou.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo