DestaquesEducação

Seduc conclui o primeiro processo seletivo para gestores educacionais e adjuntos através de uma formação

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na última semana o curso de formação de gestores educacionais e adjuntos da Rede Municipal. O curso de formação foi a última etapa do processo seletivo iniciado em setembro de 2023 e foi realizado no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande, com encerramento na última sexta-feira no Teatro Municipal Severino Cabral. Ao todo, 213 profissionais foram formados pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP).

De acordo com o secretário Raymundo Asfora Neto, o processo seletivo foi um sucesso e demonstra a responsabilidade do Município em adotar modelos já testados em locais de referência na área da educação. “O processo seletivo foi um sucesso. Foi o mais amplo e democrático da história da Rede. Mais de 500 profissionais de educação concorreram às vagas. A prefeitura de Campina Grande contratou uma instituição de renome nacional para cuidar deste processo seletivo e ouvimos dos profissionais que participaram que a formação foi um divisor de águas no aspecto educacional. Campina acertou ao adotar um modelo que já vem dando certo no município de Sobral, maior referência em educação no Brasil”, avaliou.

Ele destacou ainda a participação de candidatos de outros estados brasileiros. “Além de diversos profissionais de Campina Grande que concorrem às vagas, também se inscreveram pessoas de outros municípios da Paraíba e de outros cinco estados do Brasil. Isso vai garantir a chance de termos profissionais ainda mais qualificados gerindo escolas dos filhos de Campina”, disse Raymundo Asfora Neto.

A gerente de Projetos da Seduc, Fabíola Gaudêncio, explica que o processo seletivo cumpriu as diretrizes da Lei Municipal nº 8716. “A capacitação teve como objetivo preparar os futuros gestores para assumirem suas responsabilidades na Rede Municipal de Ensino, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Lei Municipal nº 8716 de 6 de setembro de 2023. Esse processo seletivo é regido por avaliações de conhecimentos específicos, avaliação comportamental, entrevistas, análise curricular e o Curso de Formação, a etapa final do processo, conforme estabelecido pela legislação”, afirmou.

Próximos passos

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado nesta segunda-feira, 15 de janeiro, no Semanário Oficial do Município. O resultado final será publicado no dia 20 de janeiro. Os novos gestores e adjuntos já assumem as funções em fevereiro.

O processo

O Curso de Formação foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada em 2010 por profissionais com vasta experiência no Terceiro Setor. Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, o IBGP atua em diversas áreas, como pesquisa, ensino e desenvolvimento institucional, buscando promover resultados excepcionais em projetos sociais, ambientais, educacionais e culturais.

O IBGP se destaca na execução de concursos públicos, vestibulares e processos seletivos, oferecendo suporte em todas as etapas do certame. A instituição conta com competências em assessoria pedagógica, jurídica, comunicação, seleção de equipe, planejamento, logística e tecnologia, garantindo transparência, segurança e agilidade em seus processos seletivos.

Currículo dos formadores

O curso foi ministrado por profissionais renomados que compuseram a banca de instrutores:

Mônica Ferreira – Doutoranda em Estudos de Linguagens – CEFET/MG • Mestre em Educação Ambiental • Especialista em Psicopedagogia • Graduada em Pedagogia e Bacharel em Direito • Consultora pedagógica, palestrante e coordenadora da Faculdade Arnaldo • Gerente de Projetos Educacionais do IBGP.

Rúbia Mara Castro – Mestre e Doutoranda em Educação • Professora aposentada da Educação Básica • Professora do Ensino Superior e da Pós-graduação • Coordenadora do Niehlafro UEMG Ibirité.

Camila Jardim de Meira – Mestre e Doutora em Educação • Professora da Educação Básica • Professora do Ensino Superior Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e da Pós-graduação • Diretora Acadêmica da UEMG Ibirité.

Amanda Tolomelli Brescia – Mestre em Educação Tecnológica e Doutora em Educação • Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais • Área de mídias e tecnologias educacionais da Faculdade de Educação da UEMG.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo