DestaquesEducação

Seduc inicia aplicação de provas do Saeb nas unidades educacionais da Rede

 

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), inicia nesta segunda-feira, 30, a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas unidades da rede municipal de ensino instaladas nas zonas urbana e rural. A aplicação acontecerá até o dia 17 de novembro deste ano.

Compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as médias de desempenho dos estudantes, promovidas pelo Governo Federal e apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a estimativa é a de que mais de 8,4 milhões de alunos de todos os municípios brasileiros participem do Saeb 2023.

Na Rede Municipal, ao todo, a aplicação será realizada com 4.634 estudantes, que correspondem às turmas do 5° e do 9° anos (Língua Portuguesa e Matemática).

Também será realizada a aplicação de testes por amostragem, por sorteio, para as turmas do 2° ano (Língua Portuguesa e Matemática), 5° e 9°anos (Ciências da Natureza e/ou Ciências Humanas), do Ensino Fundamental.

O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, reforçou a importância da aplicação das avaliações e da participação dos estudantes no processo, tendo em vista que o repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), a partir deste ano, depende diretamente do percentual estipulado de participação dos alunos na realização das avaliações.

“É fundamental que toda a comunidade se envolva nesse processo. O Saeb tem uma importância singular, já que além de aferir os níveis da nossa educação e nos ajudar a melhorá-la, agora também é um índice que vai direcionar os recursos Fundeb a partir da participação dos nossos estudantes”, pontuou.

As notas dos estudantes de cada escola só serão divulgadas caso pelo menos 80% dos alunos matriculados participarem do teste. Este índice também norteará o valor do repasse do Fundeb para os municípios. Anteriormente, a taxa mínima de participação era de 50%.

Saeb

Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo