DestaquesEducação

Seduc inicia curso de Letramento Digital para catadores de materiais recicláveis

 

Aulas acontecem uma vez por semana, em escolas da Rede Municipal e atendem também familiares dos alunos

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou na terça-feira, 8, o curso de Letramento Digital para catadores de materiais recicláveis. As aulas acontecem na Escola Municipal Manoel da Costa Cirne, no bairro do Pedregal. O curso faz parte do Projeto InfoLivre, que acontece em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PB); Serviço Social da Indústria (Sesi); além das Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e de Ciência e Tecnologia (Secti).

Para o projeto, cerca de 50 catadores se inscreveram, via Sesuma. As turmas são formadas com até 15 alunos. As aulas acontecem uma vez por semana, todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 20h, com carga horária total de 20 horas. O curso foi iniciado pela Escola Municipal Manoel da Costa Cirne e foi direcionado para catadores, trabalhadores da limpeza urbana e familiares. As demais turmas incluirão também a comunidade do entorno das Lan House Sociais. O projeto também acontecerá nas escolas Doutor Chateaubriand (José Pinheiro) e Paulo Freire (Mutirão).

Para o gerente de Estatística e Informática da Seduc, Cayque Silva, a inserção desse público no ambiente digital tem impacto positivo na gestão das cooperativas. “Buscamos trabalhar a introdução digital com essa população necessitada, atendendo também familiares e comunidade escolar. O impacto é positivo, pois as cooperativas vão estar sendo inseridas na tecnologia. Vão conseguir trabalhar com planilhas, com novas ferramentas disponíveis e trazendo eles para o ambiente digital teremos um avanço em organização, economia de tempo e inclusão”, avaliou.

Através do Projeto InfoLivre, a Prefeitura recebe equipamentos eletrônicos, via doação do Sesi e MPT e reutiliza os computadores para o uso nos laboratórios instalados nas escolas. Com essa ação, a Prefeitura também atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Todas as ações e atividades do projeto têm como base a filosofia do software livre, que se desenvolve a partir de valores sociotécnicos, como o livre acesso e compartilhamento do conhecimento entre os membros de uma comunidade, a responsabilidade desses sujeitos membros, bem como a liberdade de remixar e recombinar saberes, mesmo na forma de tecnologias informáticas, de maneira que toda a comunidade envolvida e a sociedade em geral sejam beneficiadas.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo