DestaquesEducação

Seduc realiza o II Simpósio alusivo ao Dia Mundial da Luta da Pessoa com Deficiência

 

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta quinta-feira, 21 de setembro, no Teatro Municipal Severino Cabral, o II Simpósio alusivo ao Dia Mundial da Luta da Pessoa com Deficiência na perspectiva da Educação Especial, voltado ao público de profissionais da Rede Municipal de Educação. A abertura contou com apresentação cultural do grupo Vozes da Inclusão; com declamação feita pela estudante Yanne Beatriz, da Escola Lourdes Ramalho, e apresentação musical da estudante Mariana Vitória Gomes, da Escola Maria Salomé.

Durante o evento foram realizadas as palestras “A noção da normalidade na ótica da Educação Inclusiva: compreendendo a pessoa com deficiência” com o coordenador do mestrado de Educação Inclusiva da UEPB, professor Eduardo Onofre; “História de um estigma: Capacitismo” com o psiquiatra e professor da UFCG, Dr. Edmundo Gaudêncio e “A Educação Inclusiva sob a ótica docente no AEE” com a professora Michele Dias.

De acordo com o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, o aumento do número de crianças com deficiência matriculadas na Rede comprovam a confiança da população no serviço prestado e ressalta a importância dos investimentos realizados.

“A gestão do prefeito Bruno tem dedicado energia para priorizar a temática da inclusão, que é uma palavra-chave dentro da Prefeitura, em especial dentro da Seduc. Nossas salas de AEE foram ampliadas, nossas salas de recursos receberam investimentos em climatização; aumentamos significativamente o número de professores e profissionais para acompanhar essas crianças. E fruto do trabalho que desenvolvemos em toda a Rede, tivemos em pouco mais de 2 anos o aumento de pouco mais de 1,1 mil alunos para quase 3 mil estudantes em nossa Rede, o que atesta a prova de confiança da população quanto ao serviço prestado”, afirmou.

Para a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Renata Villarim, o evento é um momento para que os profissionais da Rede passem por formação para implementar práticas pedagógicas nas unidades educacionais.

“Estamos realizando o II Simpósio em alusão ao Setembro Verde, da luta das pessoas com deficiência, com o slogan: nada sobre nós sem nós. Então, esse evento vem trazendo conceitos de psiquiatras em torno da normalidade da deficiência e a prática na rede, ou seja, o que as nossas escolas proporcionam aos estudantes com deficiência nas salas de recursos multifuncionais”, destacou.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo